Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
Durante sua conferência na CES 2014 a Sony divulgou algumas novidades, mas não muito longe do padrão que está sendo a feira: o assunto foi basicamente 4K, revelando suas novas TVs, a parceria com a Netflix e diferente de outras empresas, apresentou a nova filmadora FDR AX-100, falou um pouco mais das câmeras mirrorless full frame A7 e A7R e apresentou a Alpha 5000, o menor modelo de entrada com lentes intercambiáveis do mundo segundo a empresa. Claro, o fato de custar US$ 600 põe em cheque o termo "entrada", mas é da Sony que estamos falando.
Porém o que fugiu um pouco do padrão foi o momento dedicado a falar de telefonia móvel, e apesar de não possuir nenhum modelo top de linha no bolso a empresa trouxe para a CES o Xperia Z1 Compact, um smartphone de 4,3 polegadas que não deve nada ao seu irmão mais velho e atual xodó da companhia, o Xperia Z1.
Ao invés do que a Samsung faz, que é pegar o nome de seu Galaxy S do ano e lançar uma versão Mini com hardware bem inferior, a empresa japonesa decidiu não só uma nomenclatura diferente para evitar confusões como manteve a maioria das especificações. Sob todos os aspectos o Z1 Compact é o Z1; as únicas diferenças são o tamanho reduzido, o display que é de 720p ao invés de 1080p, a bateria que de 3.000 mAh encolheu para 2.300 mAh e o giroscópio, que dançou.
Muito provavelmente a capacidade da bateria foi reduzida devido a redução da tela e sua qualidade, que exige menos energia. Com isso a possibilidade é que a performance do Z1 Compact não seja muito diferente do Z1. Ele será lançado no mercado exterior em fevereiro. Ainda não há previsão de quando ele chegará ao Brasil, mas considerando que o Z1 foi lançado por aqui por R$ 2.399,00 e o hardware é praticamente o mesmo, é de supor que ele desembarque custando em torno de dois mil reais.
Fonte: Engadget.