Dori Prata 9 anos atrás
Tendo marcado seu nome na indústria de games por ser um dos fundadores da Electronic Arts e umas das mentes por trás do 3DO, Trip Hawkins anunciou estar trabalhando em um projeto que poderá ajudar as crianças a melhorar sua inteligência emocional e encarar algo que sempre as perturbou, o bullying.
Conhecido como IF, a ideia é fazer com que a criação, que será lançada para tablets, sirva como complemento de ensino nas escolas, focando em áreas que não costumam ser exploradas nas salas de aula, como socialização e o desenvolvimento emocional.
Voltado para as crianças que tenham até 12 anos, nele os jogadores assumirão o papel de personagens que deverão ser interagir com os outros, fazendo escolhas morais e aprendendo a lidar melhor com suas emoções, ajudando-os assim a perceber como as outras pessoas estão se sentindo e aprendendo a amenizar os conflitos que temos, como por exemplo discordar de uma pessoa e ainda assim continuar sendo sua amiga.
“Se você pode controlar suas emoções efetivamente, você pode atuar e encarar o bullying de uma forma mais eficaz. Se você pratica bullying, ou é neurótico ou psicótico. A esperança é que um valentão possa examinar seus próprios sentimentos e emoções, para assim se tornar mais consciente,” declarou o executivo.
Eu não sou nenhum especialista na área, mas tenho a sensação de que um problema assim exige muito mais cuidado do que um jogo pode oferecer, porém, acho que a tecnologia pode sim ajudar neste processo e fico muito feliz por ver alguém como Hawkins se dedicando a uma causa tão nobre.
Fonte: Gamesbeat.