Ronaldo Gogoni 9 anos e meio atrás
Antes da Nokia ser comprada pela Microsoft neste ano, já era de conhecimento que a empresa finlandesa andou experimentando outros sistemas em seus produtos, para ser mais preciso, o Android. Ainda que a parceria fixada em 2011 com Redmond tenha salvo a companhia da irrelevância, internamente a Nokia ainda mantinha o Symbian e um modelo de Lumia com o robozinho seria mais uma opção, já que o contrato para utilizar o Windows Phone terminaria no fim de 2014.
Um desses projetos apareceu em novembro através do informante oficial @evleaks, e seria conhecido pelo codinome "Normandy". Segundo divulgado pelo perfil, ele seria um meio-termo entre a linha Asha de celulares baratos e a marca Lumia, entretanto fontes internas começaram a divulgar que o tal smartphone rodaria um fork do Android, assim como a Amazon fez com o KindleOS e que o lançamento estaria programado para o início do ano que vem.
O problema é que as coisas mudaram nos últimos meses. O dito "cavalo-de-troia" que a Microsoft implantou na Nokia, mais conhecido como o ex-CEO Stephen Elop fez de tudo na empresa para em teoria preparar o terreno para a aquisição pela Microsoft, como por exemplo o fim do Symbian e Meego. Há quem diga que a compra foi apressada quando as informações de que a Nokia pretendia também lançar um Android começaram a circular internamente.
Fontes dizem que a Nokia ainda pretende lançá-lo, muito provavelmente antes da conclusão da aquisição pela Microsoft e que ele entraria na faixa de preço da linha Asha. Eu não creio. Pode ter sido um projeto interessante antes do acordo, mas agora ele simplesmente não tem lugar. O hardware parece interessante, como ele não tem botões físicos na parte da frente poderia muito bem ser um Lumia de entrada com botões virtuais, recurso já prometido para o Windows Phone 8.1.
Fonte: The Verge.