Ricardo Fraga 9 anos atrás
Desde o lançamento do Google+, há pouco mais de dois anos, o Google tem deixado claro que o serviço social é a menina dos olhos da gigante das buscas. Com o passar do tempo, foi possível ver diversas integrações entre o G+ e diversos produtos e serviços, como Gmail, Blogger, YouTube e Google Play.
Em alguns casos, como no dos comentários do YouTube e reviews da lojinha de aplicativos do Android, a empresa decidiu que seria obrigatório ter um perfil no serviço social para utilizar total ou parcialmente o serviço. Em outros, como no Gmail, os usuários com um perfil no G+ apenas desfrutavam de algumas funcionalidades adicionais, mas continuavam podendo utilizar normalmente o serviço de e-mail sem qualquer problema. Só que isso pode estar prestes a mudar.
O Google começou a exibir, aos usuários do Gmail que não têm um perfil no Google+, uma opção para que eles criem um perfil no serviço social para terem acesso aos “novos recursos do Gmail”. Ao preencherem os dados e aceitarem os termos, os usuários concordarão, também, em migrarem do Picasa web para opção Fotos do Google+.
Apesar de parecer apenas mais uma tentativa de o Google fazer com que os usuários criem perfis, mesmo sem qualquer interesse em utilizarem o Google+, o “agora não” na tela me diz muita coisa. Espero estar completamente enganado, mas, infelizmente, acredito que, em um futuro não muito distante, mais e mais serviços do Google somente poderão ser utilizados pelos usuários que tiverem um perfil no serviço social da empresa. Só espero que o Gmail não seja um deles.
Don't be evil, Google!