Dori Prata 9 anos atrás
Quando falamos da maneira como os jogadores podem alterar os games para PC, a primeira coisa que vem à nossa cabeça são as as criações que modificam profundamente o produto original, mas algo que pode ser considerado ainda mais importante é tempo que algumas pessoas dedicam para tornar determinados games ainda melhores.
Um ótimo exemplo disso pôde ser visto recentemente quando a Namco lancou o Dark Souls nos computadores e diante da impossibilidade de aproveitar o game com uma resolução maior, Peter “Durante” Thoman encarou o desafio, criando um arquivo que corrigia o problema.
O rapaz logo ganhou uma certa notoriedade e ao descobrirem que o mesmo acontecia com o Deadly Premonition: The Director’s Cut, alguns usuários do NeoGAF pediram sua ajuda e menos de 24 horas após o surgimento do game no Steam, o patch de Durante já nos permitia jogar com resoluções acima de 720p.
No caso do jogo criado por Hidetaka Suehiro, que nem suporte a joystick possui, Durante ainda incluiu a possibilidade de ativarmos o anti-aliasing e substituirmos as texturas, num trabalho que já lhe consumiu cerca de 70 horas e sem ter lhe rendido um centavo.
Há de se mencionar também a dedicação dos fãs para fazer com que títulos mais antigos funcionem em widescreen, como por exemplo o excelente site WSGF, ou os muitos arquivos de configuração criados para programas como o Xpadder ou o Pinnacle Game Profiler, que nos permitem jogar com controle mesmo aqueles games que originalmente não possuem suporte a tal recurso.
Agora, toda essa dedicação é elogiável e serve para mostrar que existem muitas pessoas dispostas a sacrificar suas horas de folga para ajudar os outros, mas é o outro lado? Por que as empresas não se dedicam mais para nos entregar produtos melhores?
No caso dos jogos mais antigos, é até compreensível esse desinteresse por parte dos estúdios, mas temos que lembrar também que boa parte desses títulos continuam sendo vendidos e muitas vezes somos obrigados a recorrer a fóruns ou outros sites para ter acesso a uma experiência melhor.
Quando se trata do lançamentos mais recentes então, a situação se torna ainda mais vergonhosa e me faz pensar em até que ponto se trata de uma redução de custos ou uma pura picaretagem, afinal, porque investir tempo e dinheiro na lapidação de uma conversão para PC, sendo que logo algum fã fará o trabalho sujo para ele?
Fonte: Game|Life.