Meio Bit » Arquivo » Software » Bug na Mac App Store atualiza cópias piratas do iWork, iLife e Aperture gratuitamente

Bug na Mac App Store atualiza cópias piratas do iWork, iLife e Aperture gratuitamente

Falha de autenticação está permitindo que usuários de versões de teste e piratas do iLife, iWork e Aperture atualizem normalmente, sem pagar nada

10 anos atrás

iwork

Um bug na Mac App Store está permitindo que usuários de versões de testes e até mesmo pirateados das suites de aplicativos iLife e iWork atualizem para a versão final sem nenhum custo. Usuários de versões Preview do Aperture também conseguem atualizar sem problemas.

Esse erro ocorre por uma falha de autenticação na Mac App Store. A Apple liberou as atualizações gratuitas para os apps compatíveis com o OS X 10.9 Mavericks apenas para usuários que ativaram seus novos Macs a partir do dia 1º de outubro. Donos de máquinas mais antigas precisam pagar pelo software normalmente. Entretanto, a loja não consegue identificar qual software é mais novo ou mais velho ou saber a diferença entre uma versão full ou de testes ou mesmo pirata, e por causa disso acaba por atualizar os apps de todo mundo. No caso do iWork, é possível que o erro esteja relacionado à versão física dos aplicativos, cuja licença pode ser transferida para digital, o que habilita o update, ainda que originalmente seja pago.

A Apple ainda não se posicionou oficialmente sobre o bug, mas é possível que ela tenha problemas para corrigir a falha já que as versões preview dos apps antigos são idênticas às cópias retail, com a diferença que precisam de uma chave de ativação. Em todo caso o problema pode não ser tão grande, já que a Apple não mais disponibiliza a versão de testes para download, o que pode significar que quem manteve os programas em seus Macs deu sorte, mesmo que isso não dure muito.

Fonte: 9to5Mac.

Atualização: Segundo fontes do TUAW, não é nenhum bug, e sim uma estratégia da Apple.

relacionados


Comentários