Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Chrome continuará dando suporte ao Windows XP até 2015

Google Chrome continuará dando suporte ao Windows XP até 2015

Gigante das buscas afirma que o Google Chrome continuará dando suporte ao Windows XP por mais um ano após o fim do suporte oficial da Microsoft.

10 anos e meio atrás

Sistema operacional ficou famoso pela tela azul da morte (Imagem: Ordinary Times)

Sistema operacional ficou famoso pela tela azul da morte (Imagem: Ordinary Times)

Sempre que o fim do suporte a um sistema operacional é anunciado, infelizmente, poucos usuários se preocupam com os desdobramentos. Quando o OS em questão tem nada menos que 12 anos e, ainda assim, abocanha mais de 20% de participação no mercado, sendo o segundo mais utilizado no mundo, a situação fica ainda mais crítica, uma vez que ele deixará de receber qualquer atualização, até mesmo de segurança. O sistema operacional em questão é o Windows XP, que deixará de receber atualização da Microsoft em 8 de abril de 2014 pela gigante de Redmond.

Com ele, o Internet Explorer 8 (no XP) também deixará de ser atualizado e, como ainda é muito utilizado por usuários leigos (prefiro pensar assim) e por empresas (por questões de compatibilidade com aplicações internas), já dá para ter uma ideia do estrago que pode ocorrer. Afinal, o navegador é, normalmente, a porta de entrada da grande maioria das ameaças digitais existentes hoje, perdendo apenas para o disquete. Mas, felizmente, nem tudo está perdido e o Google anunciou que o Chrome continuará dando suporte ao Windows XP por mais um ano, indo até abril de 2015.

O anúncio representa, basicamente, duas coisas. A primeira (e mais importante) é que, mesmo sem suporte da própria Microsoft, os usuários do XP poderão continuar navegando na Internet com segurança, desde, é claro, que mudem de navegador. A segunda (e talvez a mais interessante) é ver que, aparentemente, o Google está mais preocupado com esses milhões de usuários do que a própria “mãe” da criança. Claro que a empresa deve estar de olho, também, na possibilidade de ampliar a sua participação no mercado, mas isso não minimiza a ação do Google que, vale ressaltar, voltou atrás em sua decisão, uma vez que já havia anunciado o fim do suporte ao XP.

Abaixo, parte da justificativa do Google para a prorrogação do suporte:

Sabemos que centenas de milhões de usuários, incluindo uma boa parte dos atuais usuários do Google Chrome, ainda dependem do XP. Além disso, muitas organizações ainda executam dezenas ou mesmo centenas de aplicações no XP e podem ter problemas para migrar. Nosso objetivo é dar suporte ao Chrome para os usuários do Windows XP durante o processo de transição e, assim, o Chrome no XP continuará sendo atualizado automaticamente com as correções de segurança mais recentes para proteger os usuários contra malware e ataques de phishing.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários