Meio Bit » Arquivo » Internet » Google vai usar nome e imagem de usuários em anúncios online

Google vai usar nome e imagem de usuários em anúncios online

Atualização nos Termos de Serviço permitirá ao Google utilizar nome, imagem e postagens dos usuários em anúncios online

10 anos atrás

google-ads-username-photo

Dizem que não se pode ensinar truques novos a um cachorro velho, mas o Google prova que pode muito bem absorver ideias boas de outras empresas, mesmo que seja uma concorrente direta como o Facebook. A rede social do Zuck já havia anunciado mudanças de modo a utilizar todos os dados do usuário, incluindo nome e foto em conteúdos patrocinados. Com isso Mountain View fez o mesmo e atualizou seus Termos de Serviço, de modo que a partir de 11 de novembro a empresa passará a utilizar foto, nome, postagens e marcações +1 no Google+ em propagandas, o que ele chama de "Recomendações Compartilhadas".

Com isso postagens que você fez sobre produtos, locais e serviços serão exibidas na forma de pequenos reviews quando seus amigos procurarem por eles. A princípio a ideia do Google é restringir essas postagens de modo que elas sejam vistas apenas por parentes e amigos e não pelo público geral (até porque não faria sentido; nesse caso é mais útil dizer quantos o recomendaram e exibir comentários de pessoas relevantes), além do fato de que dados de menores de 18 anos não serão utilizados. A mudança nas políticas não é completamente ruim: o usuário poderá desligar as Recomendações Compartilhadas se assim desejar, bastando entrar aqui e desmarcar a opção. Porém há uma pegadinha: desativar o recurso apenas evita que o Google exiba suas postagens nas buscas, mas seus dados ainda serão utilizados internamente como sempre foram.

Além disso o Google é sacana ao apelar para o sentimentalismo: na página de suporte do serviço ele diz que "seus amigos não serão beneficiados caso você escolha desligar o recurso". Bem, pelo menos é melhor do que o Facebook fez ao desligar a opção de ocultar seu nome na busca, que no fim das contas não era lá um recurso muito útil mesmo.

Fonte: TC.

relacionados


Comentários