Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook mantém a liderança nas redes sociais e Google+ ultrapassa o bate-papo do UOL

Facebook mantém a liderança nas redes sociais e Google+ ultrapassa o bate-papo do UOL

Na liderança desde janeiro de 2012, o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no Brasil. O Google+ aparece apenas na 7ª colocação.

10 anos atrás

Facebook

Quando escrevi este texto no Google Discovery sobre o Google+ ser menos utilizado que o bate-papo do UOL no Brasil, confesso que foi com uma certa tristeza. Não pelo fato de o texto ser uma crítica ao serviço social do Google, mas, sim, pelo fato de um serviço que tanto gosto e utilizo não “decolar” no Brasil como um todo, tampouco entre boa parte dos meus amigos. Em três meses, a coisa melhorou um pouquinho, mas ainda bem aquém do que eu gostaria.

Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, o Facebook continua líder isolado entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil, com nada menos que 70,10% de participação e com uma média de 27 minutos de utilização em agosto último. Para se ter uma ideia do crescimento da rede de Markinho, em 12 meses, o Facebook abocanhou mais 13,05% de participação. Sim, uma subida e tanto. Na segunda colocação, está o YouTube, serviço de vídeos do Google, com 17,63% de participação e 23 minutos de média de cada visita. Comparando com o mesmo mês do ano anterior, houve uma ligeira queda de 0,32% de participação. Culpa do Netflix?

Na terceira colocação, com 1,59%, está o Ask.fm (Jesus, perdoai esses usuários!), seguido pelo Yahoo Respostas Brasil (1,49%), Twitter (1,45%), Orkut (1,34%), Badoo (1,07%) e, finalmente, o Google+, com 0,99%. Sim, o pobre coitado não conseguiu nem 1% de participação no Brasil, mas, pelo menos, não está na lanterninha (brasileiro, sempre otimista 😉). No final da lista, ainda estão o Bate-papo UOL (0,80%) e o Instagram (0,45%).

Sobre o Facebook, confesso que não me espanto nem um pouco. Apesar de não ser um adorador da rede social, a grande maioria dos meus amigos e uma parcela significativa dos meus parentes estão presentes por lá (talvez o motivo para eu me manter longe). Sobre o YouTube, sei lá, não consigo ver aquilo como uma rede social, mas também não me surpreende a quantidade de acessos. No entanto, confesso sempre ficar de boca aberta ao ver redes como Ask.fm e Yahoo Respostas entre as mais acessadas.

Da mesma forma, me surpreendo negativamente com a posição do Twitter, sendo apenas a quinta rede social mais utilizada. Definitivamente, o número não bate com a minha experiências, mas não gosto de discutir números. O Orkut… bem, deixa para lá. Finalmente, sobre o Google+, continuo na torcida para que mais pessoas (principalmente as mais próximas) comecem a utilizar o serviço social do Google para que eu possa me sentir mais em casa. 🙂

relacionados


Comentários