Meio Bit » Arquivo » Internet » Firefox 3.1 Beta 2

Firefox 3.1 Beta 2

15 anos atrás

Para quem gosta de versões de teste, os últimos dias têm sido generosos. Agora é a vez da Fundação Mozilla lançar o "Beta 2" do Firefox 3.1.

fx_beta_2

 

A principal novidade é o aclamado modo de navegação privada (conhecido por aí como "pron mode", "porn mode", "pra ver as primas" e por aí vai...), onde o histórico não fica gravado no micro. Para ativá-la, basta ir ao menu "Ferramentas" (espero que o pessoal dê uma polida na tradução...).

fx_beta_2_np

Além disso, é possível apagar o histórico recente, escolhendo entre a última hora, as últimas duas horas, as últimas quatro horas ou todo o histórico do dia. O pessoal da Fundação Mozilla anda mesmo acessando sites duvidosos... digo... se preocupa mesmo com a privacidade.

Outra novidade bem interessante é a possibilidade de arrastar as abas para fora da janela do navegador e vê-las se transformarem em novas janelas! Não tinha reparado se já estava disponível antes e a utilidade é meio duvidosa... mas certamente é bem divertido e causa aquele efeito "...o seu navegador faz isso? Nããããããããoooooo?"

Para os desenvolvedores, as maiores novidades ficam por conta do suporte a "web worker threads" e o "engine" javascript Trace Monkey. Veja a lista completa aqui.

O consumo de memória não parece ter mudado muito e a velocidade das páginas javascript não surpreende. Mas a versão traz novidades importantes para continuar crescendo na preferência do público (lembrando que o navegador já marca presença em mais de 20% dos micros. Ao menos, dos micros americanos). Aqui no Meio Bit, ele é o preferido por 46,57% dos visitantes, seguido pelo IE (43,44%), Chrome (4,86%), Opera (2,80%) e Safari (1,57%).

Se animou a testá-lo? O link é este aqui. Bom download (são pouco mais de 7MB).

relacionados


Comentários