Carlos Cardoso 9 anos e meio atrás
O lixo espacial é um problema sério para qualquer um que se aventure no espaço, mesmo que esse alguém seja um simples satélite. No caso de habitações permanentes, como a Estação Espacial Internacional, é uma questão literalmente de vida ou morte.
Chris Hadfield comentou outro dia que se ficarem em silêncio, conseguem escutar os micrometeoros atingindo o casco da Estação. A maioria é detida pela cobertura de Kevlar das áreas vitais, mas sempre estão atentos a vazamentos e qualquer coisa fora do normal.
Como segunda-feira, quando operadores em terra notaram um objeto brilhante acompanhando a estação. O vídeo tem tudo para cair na graça dos ufeiros, e ser usado em “documentários” denunciando as “mentiras da NASA”: câmera nervosa, fim abrupto, falta de foco, escala e contexto, assista:
O que será ignorado é que em minutos o UFO foi identificado, se tornando um FO. Era uma capa e antena do Zvedza, um dos módulos mais antigos da Estação, lançando em 2000. Provavelmente durante alguma manobra a capa se soltou, e saiu flutuando. Não apresenta nenhum risco, a velocidade relativa é muito pequena.
Claro, se uma futura nave passar por ali e bater na capa, será uma tragédia, mas com tanto lixo em órbita, não faz diferença um cacareco a mais.
Fonte: D.