Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro A Arte da Composição Volume 2 - Ernesto Tarnoczy

Livro A Arte da Composição Volume 2 - Ernesto Tarnoczy

E chegou o Volume 02 do livro A Arte da Composição do Ernesto Tarnoczy Jr. Uma grande obra para quem quer começar a pensar a fotografia de uma maneira mais séria.

10 anos e meio atrás

Nada melhor do que começar esse texto com uma colocação do próprio Tarnoczy que está presente em  seu novo livro: "O conhecimento é infinito e, por mais que queiramos, não conseguimos abraçar a totalidade do saber sobre qualquer assunto. Quanto mais estudamos, descobrimos que o montante a aprender e apreender é imenso. Resta-nos compartilhar o infinitésimo que sabemos." Sábias palavras do mestre que decidiu escrever um volume 2 do seu livro A Arte da Composição. Desta vez o livro foi lançado pela iPhoto Editora, que no ano de 2013 já colocou coisas bem bacanas no  mercado.

O primeiro livro do autor chegou até nós em 2010, e depois ainda tivemos um DVD, que vieram para tratar de um assunto muito importante na fotografia: Composição. Todo mundo vai dizer para você que a Composição é uma parte importante na fotografia, mas se pedir mais explicações a quantidade de regras explicadas vai ser pequena, pois cada um acaba se adaptando ao que melhor lhe agrada. O Ernesto Tarnoczy Jr. nos apresentou um livro com 11 regras muito interessantes, sendo que algumas permeiam o terreno abstrato e outras são bem mais concretas. Como já disse em outras ocasiões, é uma leitura obrigatória para todos que querem se iniciar na fotografia.

Agora tenho em mãos o Volume 02 de A Arte da Composição, que nos entrega mais uma ampla quantidade de informações com mais 9 regras de composição que vão das simples molduras até temas mais complexos e abstratos. Porém, percebi uma leve diferença na maneira de escrever do autor. As passagens estão um pouco mais românticas, uma maneira mais entusiasmada de escrever. Prova de que o assunto rende muita coisa legal ainda.

O primeiro capítulo é tranquilo, onde vemos o conceito de Molduras Composicionais. Creio que começar com esse tema é bom para preparar as mentes para as pedradas que virão depois. Trabalhar com o conceito de Molduras é relativamente fácil. Depois temos três capítulos extremamente bacanas que brincam com a geometria. Estou falando dos conceitos de Fluidez, Assimetria e Simetria. O capitulo 5 já começa a ficar mais complicado, onde é trabalhado o conceito de Minimalismo na fotografia. O Capítulo 6 fala da questão do tempo na fotografia. Como ele influencia e como cada imagem é uma viagem ao passado. O capitulo 7 é o mais subjetivo do livro, pois fala da Originalidade do Olhar, uma questão fundamental na produção artística, mas que se torna difícil de ensinar e aprender. O livro segue com dois capítulos que vão falar, respectivamente, sobre o Momento Incisivo e sobre O Salto Quântico. Não entendeu a relação do Salto Quântico com a fotografia? Do jeito que é apresentado pelo autor a coisa é simples e faz todo o sentido. Por fim temos um capítulo onde temos a combinação dos conceitos, uma coisa importante para aguçar a criatividade.

O livro possui 192 páginas e é impresso em papel de boa qualidade e com muitas fotos ilustrando cada capítulo. A Arte da Composição - Volume 2 de Ernesto Tarnoczy Jr.  está a venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 79,00. Um valor muito legal e vale a pena comprar.

a arte da composicao

relacionados


Comentários