Meio Bit » Arquivo » Mobile » Controlando um drone com o Google Glass

Controlando um drone com o Google Glass

Desenvolvedor cria interface em JavaScript e utiliza o Google Glass para comandar um quadricóptero.

10 anos e meio atrás

drnglss9870afd

O Google Glass é um daqueles gadgets que prometem revolucionar o mundo e a forma como levemos nas atividades diárias. Já existem muitos projetos, dos que proporcionam entretenimento aos que proporcionam, bem... entretenimento. Muitas são as ideias que envolvem o futuro dispositivo.

Enquanto cientistas dão duro nos laboratórios e centros de estudo para criar a habilidade de controlar objetos inanimados com a força do pensamento (além das ideias malucas de telecinesia), a gente pode achar aí um meio termo com o acessório do Google, já com resultados satisfatórios. Por exemplo, para controlar um drone.

O desenvolvedor Blaine Bublitz, que trabalha criando aplicações para o Google Glass, usou JavaScript para programar uma interface de controle de um quadricóptero Parrot AR. Depois de vários testes com um dispositivo em solo, utilizando os acelerômetros para captar os sinais de movimento enviados para o robô, Bublitz decidiu colocar um drone em vôo, comandado pelo Glass. A resposta e precisão da recepção e interpretação dos sinais ainda serão melhorados, mas ainda assim podemos considerar o projeto bem sucedido e notável.

Para quem também é programador e ficou curioso, o autor disponibilizou o código fonte do programa aqui. Para os demais, você pode ver um video mostrando todo o aparato em funcionamento.

Não custa muito pra imaginar mamães balançando carrinhos de bebê sem usar as mãos, ou um operador de máquina pesada fazendo uso de dois equipamentos simultaneamente, controles de videogame, sistemas de usabilidade computacional para pessoas com problemas físicos e tantas outras aplicações bacanas.

Claro, ainda estamos nos começos de estudos assim, mas já podemos esperar novidades muito interessantes dos desenvolvedores do Google Glass.

E na sua opinião? Qual seria uma aplicação revolucionária para o óculos do Google?

Fonte: IceDev.

relacionados


Comentários