rodrigo_flausino 15 anos atrás
Um dos maiores problemas da área de desenvolvimento de jogos no Brasil é que a maioria dos jogadores desconhece sobre o estado atual da mesma. Alguns desconhecem que ela existe, mas esses alguns são aqueles que só conhecem o Winning Eleven. Então chegamos na menor parcela da população gamer que tem acesso à internet e alguns procuram informações sobre games brasileiros, pesquisando na internet ou mesmo tentando acompanhar a área de gamedev no país, visitando fóruns e sites diversos.
As duas áreas que são mais rentáveis no país são games para celulares e jogos de PC. É neste segundo que situa o Taikodom, que considero o maior projeto de desenvolvimento de jogos no país. A empresa, a Hoplon, é situada em Florianópolis, possui mais de 50 funcionários trabalhando só neste jogo e já consumiu cerca de 10 milhões de reais, segundo esta reportagem da Época. Equivalente a um preço de um jogo AAA
Depois de baixar o jogo e instalar um pequeno path patch, descobri que o mesmo só tem uma resolução: 1024x768. por causa da dificuldade em ler o termo de serviço do jogo. Alguns podem achar absurdo, mas eu ainda uso um monitor de 15 polegadas, com resolução 800x600. Aliás, segue a configuração do meu computador, antes de continuar a análise:
Pentium 4 1.8 GH
HD de 120 GB
Placa de vídeo Geforce 4 MX 440 com AGP 8x
Memória: 512 MB, divididos em 2 pentes de 256
Conexão Velox com 300kb de velocidade
Dá para perceber que o meu PC tem uma configuração bem pobre e isso teve influência no jogo, onde em muitos momentos houve lentidão do jogo. Também joguei apenas durante 1 hora e isso pode não ser considerado um tempo decente para testar, mas queria apenas conhecer o jogo neste primeiro momento. Confesso que o meu computador não é bom para certos jogos e que a placa de vídeo é abaixo da recomendada (que é a FX 5200), mas pretendo ainda voltar a jogar futuramente e com um computador melhor, pois gosto de temas futuristas (apesar de não jogar muito games online).
Mesmo com uma placa ruim, a parte gráfica impressiona! No início é aquele negócio: você demora para conseguir ver a mecânica do jogo e com isso deixei de lado a exploração do menu inicial para decolar e ficar vagando a esmo no espaço, sem fazer nada por enquanto, apenas vendo o cenário e os objetos ao redor (e testando a jogabilidade). Sou um típico gamer que não tem muita paciência e quer logo controlar o personagem/veículo, pulando menus e explicações básicas, tentando aprender depois a jogabilidade.
Já o quesito jogabilidade, ela é um pouco difícil: você controla a nave pelo mouse, onde aponta a direção e a nave vai sozinha, sendo que você pode setar a velocidade com W ou S (aumenta ou diminui). Durante o acesso aos menus (com a tecla ESC) o jogo não para (isso é normal), mas a nave deveria ficar um pouco parada ou impedir que a visão seja alterada, já que quando você leva o mouse até uma oção, a visão do jogo acompanha e isso pode deixar o jogador tonto e confuso. Fora isso, a nave inicial parece ser meio lenta, o que dá a sensação de que você não sai do lugar.
Quanto ao som, achei o mesmo um pouco baixo, mas isso é configurável.
Prós: totalmente em português
Gráficos muito bons.
Contras: jogabilidade difícil.
Apenas 1 opção de resolução.
Por fim, para quem gosta de jogos online vale a pena conhecer, mesmo tento um estilo bem diferente da maioria dos jogos online, que tem uma temática medieval. Como o jogo está em beta,muita coisa pode melhorar e com isso este game pode fazer um sucesso tremendo lá fora.
Screenshots (que eu mesmo tirei):
Update: como postei com uma certa pressa este post, esqueci de comentar sobre a temática do jogo: é um MMO espacial onde você pode simplesmente voar pelo espaço ou completar missões diversas, recebendo recompensas. Algumas missões envolvem combates espaciais entre naves. Outras informações, vejam este comentário do usuário well.