Meio Bit » Arquivo » Games » Upgrade time ! O que é melhor para um PC Gamer ?!

Upgrade time ! O que é melhor para um PC Gamer ?!

16 anos atrás

Vai chegar uma inevitável hora que minha adorada 8600GT não vai mais dar conta do recado. Ela já agüenta bem a maioria dos jogos atuais, mas com a acessão de Crysis e seus gráficos pesadíssimos já da pra ver o que o futuro reserva para minha podre VGA.

Quando a hora chegar eu tenho três opções:

- Comprar uma fonte de respeito pra ver se ela ganha desempenho e depois fazer um over.

- Comprar uma placa de vídeo mais top e vender a minha atual por metade do valor que eu a comprei (Mas ainda assim eu teria que comprar uma fonte de marca ...).

- Comprar mais uma 8600GT pra fazer SLI (Nesse caso além de ter que comprar um fonte que agüente duas VGA's eu teria que comprar uma placa mãe nova com dois slots PCI Express 16X)

A primeira opção é sem dúvida a mais barata e também a mais arriscada. Fazer um over seguro é meio complicado, tem que ajustar as voltagens da placa de video e depois o clock, prestar atenção na temperatura da GPU e memórias e fazer tudo isso tendo certeza que sua fonte agüenta.

Existem entusiastas que defendem o overclock com unhas e dentes, eles argumentam que não levar seu hardware ao limite é "coisa de frutinha" e que conseguem fazer uma 8600 trabalhar como uma 8800 !!!

Claro que também tem o lado daqueles que são contra o over. Essas são pessoas que fizeram over e não deu certo, tiveram acréscimo de desempenho insatisfatório, causaram danos à VGA ou não fazem por puro medo me mexer no hardware. Os entusiastas dizem que foram eles que não souberam fazer o trabalho direito.

Comprar uma placa de vídeo nova com certeza é a saida que a maioria das pessoas adotaria. Só ver umas tabelas de benchmarks entre vários modelos e pronto.

Agora com SLI e Crossfire o bicho pega um pouco ...

Para aqueles que não conhecem as citadas tecnologias, a ideia delas é pegar duas ou mais placas de video e fazer-las trabalhar como uma só, teoricamente dobrando o desempenho.

Agora vou pegar emprestado duas tabelinhas do site Tom's Hardware:

As tabelas mostram o desempenho total em vários jogos (Warhammer, Prey, Doom 3, Oblivion e outros). A pontuação é baseada na soma de valores dos "frames por segundo" dos jogos usados no teste. É um valor bem mediano e bem geral, para ser usado como uma comparação simples. As placas marcadas em azul são a minha 8600GT e a 8800GTX, uma das tops da Nvidia até então.

Primeiro a tabela de testes sem SLI e Crossfire:

Agora a tabela com SLI e Crossfire:

 

Apesar da promessa de 100% a mais de desempenho, não é isso que vemos de modo geral. SLI e CF são mais complicados por que jogo tem que dar suporte à essas tecnologias. Em Call of Duty 2 por exemplo já existia a opção "Dual Video Cards" nas opções.

Se você estiver seriamente pensando em usar duas placas de video, pesquise bem quais jogos você quer jogar e procure testes da sua placa com esses jogos para ver se realmente vale a pena. Alguns jogos realmente chegam ao 100% a mais prometido.

Certo, mas upgrade não se resume apenas à VGA. Tem processador e memória para comprar também. Bem, todo mundo sabe quanto maior melhor, só deixo três recomendações quanto à esses componentes:

- Não comprem processadores Quad Core se quiserem apenas jogar. Nem os jogos e nem a maioria dos softwares utilizam corretamente os 4 processadores. Em alguns casos o desempenho é inferior aos Dual Core.

- Procurem memórias com temporizações baixas e clock alto. Temporização 4-4-4-12 e clock de 667 Mhz já estão de bom tamanho pra as DDR2. Se for comprar DDR1 compre de 400 Mhz.

- Mais importante. Se você puder, pesquise as configurações recomendadas para os jogos que você quer jogar e compre componentes um pouco mais parrudos do que isso para seu PC ter uma longevidade meior para jogos. Se não poder, tente comprar pelo menos a placa de vídeo acima das configurações mínimas.

E é isso ai galera, espero ter ajudado alguém com esse tópico. E os comentários estão ai, quem tiver alguma coisa à acrescentar, seja bem vindo !

relacionados


Comentários