Meio Bit » Arquivo » Games » Perfeição existe?

Perfeição existe?

16 anos atrás

Segundo o Aurélio:

Adj. 1. Que reúne todas as qualidades concebíveis. 2. Que atingiu o mais alto grau numa escala de valores; incomparável, único, sem-par. 3. Que corresponde precisamente a um conceito ou padrão ideal. 4. Ótimo, excelente, irrepreensível.

Não fosse o ser humano dotado do que chamamos senso crítico muitas coisas do nosso dia-a-dia poderiam receber a classificação acima. Porém chatos como somos sempre procuramos colocamos defeito em tudo: acredite, já ouvi dizerem que a Juliana Knust "não é aquilo tudo porque tem pé feio".

Mas falemos de games. No momento em que você adquire aquele console caríssimo está esperando o máximo de seus games, talvez até que sejam perfeitos. Mas quase sempre acontece de pecarem em um ou outro ponto.

É o caso de Shadow of the Colossus: a princípio pensei que fosse cisma minha, mas também a Gamespy criticou o fato da câmera constantemente prejudicar a jogabilidade. E em momentos de ação o framerate cai drasticamente, como bem citou o review da IGN. Contudo, em todos os outros aspectos considero o game fantástico. Fantástico, mas não perfeito.

Outro exemplo é Endless Ocean. Vou bater nessa tecla até o fim da vida: o jogo pode ser divertido e relaxante, mas é feio. Por Deus, estamos em 2008 e a Arika me aparece com um jogo de gráficos nas coxas que poderia ter sido feito para o PSone anos atrás. A proposta é: mergulhe, descubra, sonhe. Só se refizerem para PS3, cara-pálida.

Criticar é fácil, mas às vezes não há o que reclamar. Um jogo que considero simplesmente impecável em tudo é Final Fantasy VII, na minha opinião o mais perfeito exemplo de obra-de-arte em forma de videogame.

Sua vez agora. Vamos desconsiderar o fato de "beleza ser relativa", "gosto não se discutir", e coisa e tal. Gostaria de saber: existe um título que preencha todos os quesitos e você considere perfeito?

relacionados


Comentários