Meio Bit » Arquivo » Games » Duas novidades da Microsoft

Duas novidades da Microsoft

16 anos atrás

Os primeiros dois dias da GDC, o evento com o foco nos desenvolvedores de jogos, é voltado para os jogos casuais (eu queria estar lá) e para os jogos para celulares. As esperadas palestras e tutoriais começam hoje. Mas durante esses dois primeiros dias, a gigante de Redmond soltou duas notícias (uma boa e outra melhor ainda) para quem gosta de utilizar o XNA Game Studio, ferramenta de desenvolvimento de jogos que utiliza a linguagem de programação C# para criar jogos para o PC e para o Xbox 360. Vamos à elas:

Boa notícia #1: liberação para uso do XNA "de graça" para estudantes

A Microsoft anunciou o desenvolvimento do DreamSpark, um programa voltado para os estudantes que contém o Visual Studio 2008 (ferramenta de desenvolvimento de programas), o XNA Game Studio (bom, você já sabe o que é), Windows Server e banco de dados SQL Server. Para os designers terá o Expression Studio, uma espécie de concorrente dos produtos da Adobe (Flash, Illustrator e Photoshop).

Lógico que, a princípio, nada estará disponível no Brasil, mas segundo a empresa em 6 meses eles pretendem entrar com esse produto nas Américas (só falta ser para os hermanos, argh).

Boa notícia #2: um pacote de publicação na Xbox Live Arcade para desenvolvedores que utilizam o XNA Game Studio

Isso mesmo, se você já fez aquele seu joguinho casual e está melhor que muita coisa por aí. Em breve poderá publicá-lo diretamente na rede online da Microsoft, podendo faturar alguma grana com isso.

Como a Microsoft é a maior de todas as empresas de software (não me contrariem), ela pode se dar ao luxo de "copiar" as iniciativas de outras empresas. Lembre-se que a Valve está anos luz à frente no quesito de publicação de jogos online com o Steam e o recém anuciado Steamworks. Como um dia ela saiu atrás do ICQ e hoje (pelo menos no Brasil) domina o uso do instant messenger com o MSN messenger e também com o lançamento do Expression Studio pretende tomar uma fatia grande do mercado da Adobe.

As empresas grandes que se matem lá fora. Se ficar mais fácil para mim e para você tá bom né?

[fontes on10.net e Uol Jogos]

relacionados


Comentários