Meio Bit » Arquivo » Games » Games exclusivos, personagens exclusivos, rumores e tudo mais

Games exclusivos, personagens exclusivos, rumores e tudo mais

16 anos atrás

Algumas frases a maioria dos jogadores estão cansados de ouvir: jogo exclusivo vende console, jogo multiplataforma é bom para a maioria dos jogadores, jogo exclusivo é mais barato (em termos) para desenvolver. Mas vira e mexe surgem muitos boatos de quebras de exclusividades e de rumores sobre um outro jogo ir para outra plataforma. Os dois principais são o Metal Gear Solid 4 e Final Fantasy XIII. Dois games exclusivos pro Playstation 3, e os games mais visados pelos rumores dos mesmos irem pro Xbox 360.

Esta semana, o assunto Metal Gear no X360 voltou a tona novamente, onde os caras do Xbox Family disseram que o game vai sair sim pro console da Microsoft. Será que desta vez é pra valer? O hype é forte: no fórum do UOL Jogos o tópico relacionado com o assunto tem mais de 30 páginas!

Que jogador do Xbox não quer ver um possível jogo do ano no seu console? Todos os três Metal Gears principais levam notas altas na maioria dos reviews de jornalistas e jogadores. É difícil encontrar alguém que não tenha gostado de Metal Gear Solid, que elevou os games a um patamar digno de uma produção cinematográfica. Metal Gear Solid é melhor do que muitos filmes que tem por aí. Melhor que muitos livros. Melhor que muitos games. História impressionante, jogabilidade praticamente perfeita, diversão elevada. Por isso todo mundo está na esperança de sair uma obra-prima no meio de 2008. Duvido que o Hideo Kojima vá decepcionar os jogadores com a quarta versão do jogo.

Voltando ao hype, isso só acontece isso com as produtoras third-parties. Aquelas que fazem games para diversos consoles. Lógico: você não deve ter visto por aí alguém dizer que o God of War ou o Mario irem para consoles diferentes dos da Sony e da Nintendo, respectivamente. Mas as produtoras comuns podem criar um game para duas, três plataformas diferentes. Eu mesmo não conheço um game da Nintendo que tenha saído pra outros consoles que não sejam da Nintendo. A Microsoft é uma quase exceção, por lançarem games pra PC, mas o PC, aparentemente uma plataforma neutra, é dominada pela empresa do Bill Gates. Nada contra o Linux, mas convenhamos: os melhores games acabam indo pro Windows.

Algum tempo atrás o Romulo De Lazzari fez uma brincadeira interessante: como ainda faltava alguns personagens para a Nintendo divulgar no Super Smash Bros Brawl, ele brincou dizendo que o Master Chief e o Kratos iriam para o jogo da Nintendo. Isso seria a notícia do ano se fosse verdade: são praticamente os mascotes da Sony e da Microsoft (ou tem algum personagem mais famoso do que o Kratos na Sony? Alguém que seja o símbolo da exclusividade...). É claro que poderia ter alguma esperança de um crossover entre os personagens. Talvez por uma boa causa, quem sabe...

Por fim, talvez daqui a alguns dias a Konami deve negar novamente (ou não!). Mas na indústria de games, tudo pode acontecer. Até mesmo sair uma versão do Final Fantasy XIII para o Wii. Não com os gráficos equivalentes dos games pro Playstation 3, mas que pode ser uma experiência única com o Wiimote. Alguns podem achar absurdo, mas como vai sair até um game para celulares, outro game da série ir pro Wii (depois do Crystal Chronicles) não custa muito.

Update: A Konami já desmentiu este rumor. Mais informações, acesse o texto Konami termina a novela: Metal Gear Solid 4 não vai sair para Xbox 360 do Finalboss.

relacionados


Comentários