Meio Bit » Arquivo » Indústria » Parceria entre Flickr e Getty Images é anunciada

Parceria entre Flickr e Getty Images é anunciada

16 anos atrás

Flickr e Getty Images (uma das maiores empresas de licenciamento e distribuição de mídia, incluindo fotos) fecharam uma parceria, segundo anúncio no blog oficial do Flickr, através da qual o Getty Images irá ampliar seu catálogo com fotos de usuários do Flickr.

Os usuários serão escolhidos pelo próprio Getty Images de acordo com o critério deles e ferramentas desenvolvidas entre as empresas para varrer as fotos hospedadas no Flickr e encontrar o que houver de melhor. Usuários do Flickr não terão a opção de se candidatar a participar do catálogo.

As licenças disponíveis serão royalty free, right ready ou direitos controlados e as imagens dos usuários selecionados aparecerão em uma área especial do Getty Images com a identificação visual do Flickr. Nas páginas do Flickr das fotos selecionadas, haverá um link para a página no Getty Images onde a licença de uso pode ser comprada.

Não há uma estrutura de pagamentos definida, cada fotógrafo deverá negociar seu próprio acordo diretamente com o Getty Images, mas os participantes receberão parte das taxas de licença cobradas pela empresa.

Esta é uma parceria interessante para todos os envolvidos: Getty Images amplia seu catálogo, fotógrafos têm a chance de receber grande exposição e lucrar com seu trabalho e Flickr, por sua vez, passa a atrair mais fotógrafos como usuários - o que tende a ampliar sua base de usuários e elevar a qualidade de fotos no site, que por conseqüência atrai mais tráfego. (O Flickr não recebe percentagem alguma sobre as transações.)

Há apenas um porém sobre isso tudo: no FAQ do Flickr sobre a parceria, a resposta sobre a data de lançamento, diz:

"Logo". (...) Logo pode ser amanhã, no próximo mês ou até mesmo daqui a dois anos. Esperamos que o Flickr Collection no Getty Images estréie mais para o final do ano.

O anúncio (...) é apenas o primeiro passo. Há muito o que fazer antes do lançamento. Divulgaremos mais informações através do FlickrBlog e ouviremos seu feedback no fórum de ajuda conforme esta colaboração entre Flickr e Getty evolui".

Especulação minha, mas seria este anúncio sem data de lançamento (criando expectativa nos usuários existentes e atraindo usuários novos), uma tentativa do Yahoo para fortalecer um dos seus produtos mais bem-sucedidos em meio à crise?

relacionados


Comentários