Patricia Muller 15 anos e meio atrás
Estamos todos curiosos com relação ao novo Friend Connect do Google - até agora indisponível para o uso do público em geral e sendo testado apenas por um número muito limitado de sites a critério do próprio Google. Usuários podem preencher o formulário de interesse na participação e o Google diz que ele será lançado em estágios, mas não fornece datas. Então, até agora, tudo o que tivemos foi um período de espera e opiniões baseadas em poucas informações e especulações.
Parece, no entanto, que a espera está próxima de terminar e a liberação está gradualmente começando: o blog israelense de tecnologia Go2Web2.0, de Orli Yakuel, está desde ontem com widgets do Friend Connect instalados e funcionando.
Fiz o cadastro, claro, para ver pela primeira vez o Friend Connect em ação. As telas são exatamente idênticas às mostradas no vídeo oficial (e também as que vimos no Google for Bloggers) então com relação a isso não houve nenhuma surpresa.
No widget de redes sociais, existe um link para fazer o login:
Clicando em "sign in", abre-se uma janela onde o usuário opta por qual serviço deseja fazer o login. Fiz o meu pelo próprio Google e fui levada à tela seguinte:
Depois de preencher as informações, escolher as opções e salvar, o usuário já está logado e vê no widget amigos em comum e outros membros do site em questão:
"Friends who are members" mostram amigos das redes sociais e serviços habilitados - neste caso Orkut e GTalk. Note na tela anterior que não há como fazer a conexão com o Facebook - ela está, aparentemente, desabilitada pelo próprio Facebook. Orkut, evidentemente, funcionou normalmente.
Além deste widget, o blog Go2Web2.0 colocou também o widget de comentários:
No post onde Orli Yakuel escreve sobre o Friend Connect, ela diz que na interface adminnistrativa não há muita coisa, além dos widgets para serem customizados, uma área de gerenciamento de visitantes e estatísticas simples.
Tudo parece funcionar normalmente e de forma simples, exatamente como o peixe vendido pelo Google. Agora resta esperar para ver se de fato a liberação vai ganhar alguma proporção significativa nas próximas semanas ou se este foi ainda um caso isolado. Mas, de qualquer forma, por enquanto você pode ver tudo em ação aqui.