Meio Bit » Arquivo » Internet » Mollom: sistema anti-spam para blogs

Mollom: sistema anti-spam para blogs

16 anos atrás

Um dos grandes problemas para quem tem blogs é a imensa quantidade de spam em comentários e formulário de contato. Aqui no Meio Bit não é diferente, e foi um dos motivos pelos quais os comentários são permitidos somente para usuários cadastrados.

O melhor sistema de combate a spam em blogs é o Akismet, que faz parte da Automattic, companhia que desenvolve o WordPress. O Akismet funciona como um plugin para o WordPress, e tem grande chance de acerto ao diferenciar o que é spam e o que é um comentário legítimo.

Pois um novo sistema chamado Mollom pretende melhorar o que já existe. O Mollom está sendo desenvolvido como um projeto do Dries Buytaert, fundador do projeto Drupal (sistema que o Meio Bit utiliza). A idéia do Mollom é ter a possibilidade de classificar o conteúdo de qualquer formulário em 3 categorias:
- spam
- ham (envio legítimo)
- incerto

No último caso, o sistema mostra ao usuário um CAPTCHA, um daqueles formulários onde é necessário digitar uma palavra exibida em um gráfico. Com isto, o Mollom consegue duas coisas:
- classificar melhor o que é spam e o que é ham, sem necessidade do administrador moderar manualmente.
- exibir o CAPTCHA para o mínimo de pessoas possíveis, e mesmo assim a imensa maioria dos CAPTCHAS são exibidos para máquinas.

O plugin por enquanto está disponível para Drupal 5.x e 6.x inicialmente, e acabou de entrar em beta público. Os desenvolvedores estão trabalhando em um plugin para WordPress. Estamos usando aqui no Meio Bit desde ontem para o formulário de contato, que tem uma quantidade razoável de spam.

relacionados


Comentários