Meio Bit » Arquivo » Entretenimento » Lindo uso do efeito Doppler: Honda revive volta rápida do Ayrton Senna 24 anos depois

Lindo uso do efeito Doppler: Honda revive volta rápida do Ayrton Senna 24 anos depois

Para promover retorno à Fórmula 1, a Honda reviveu o ronco do motor da McLaren de Ayrton Senna que percorreu o traçado de Suzuka em 1989.

11 anos atrás

Eu ainda ia completar meus 10 anos quando ele nos deixou. Apesar da minha pouca idade, tinha consciência de que Ayrton Senna fez muito pelo esporte, se considerarmos o automobilismo como um.

Aliás, sempre ouvi falar que aquele ilustre brasileiro encarava a Fórmula 1 como um esporte, pelo menos no que tange ao condicionamento físico: ao contrário de alguns outros pilotos na época, Senna mantinha o vigor físico em dia para obter maior rapidez nos reflexos e assim responder aos rivais o mais rápido possível, nas perigosas manobras a mais de 200 km/h. Uma delas fatal.

Laguna_SoundHonda2

Se eu pudesse voltar no tempo apenas em modo leitura (o tio Laguna não pretende criar paradoxos temporais), algo que eu gostaria muito era ter assistido alguma das lendárias corridas do Ayrton Senna na Fórmula 1. Uma dessas corridas foi em 1989, quando o Senna ainda dirigia uma McLaren. A fabricante do motor era a Honda e esta agora promove seu recente retorno à Fórmula 1 de uma maneira bem criativa: usando o efeito Doppler.

Com base nos dados da telemetria, a fabricante japonesa de motores reproduziu a volta mais rápida de Ayrton Senna com vários alto-falantes instalados no traçado de Suzuka: cada um deles reproduz uma simulação do ronco que aquele motor faria ao percorrer cada trecho daquela pista em tempo real… É simplesmente linda essa Ghost Lap da F1!

Laguna_AyrtonSenna


Mrred0618 — Sound of Honda / Ayrton Senna 1989

Temos também o making of a seguir e, assim como o vídeo acima, agora* possui legendas para os textos e o áudio em japonês, então não ficamos limitados a acompanhar apenas o ronco do V10 e o conjunto de LEDs que servem como guia visual. 🙂


Mrred0618 — 【Project Movie】Sound of Honda / Ayrton Senna 1989

Fonte: Jalopnik Brasil.

ATUALIZAÇÃO (às 18 h 40 min): o vídeo do making of também recebeu legendas, agradecemos ao leitor Vinícius Cordeiro pelo aviso. O parágrafo de texto entre os vídeos foi alterado.

Leia também:

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários