Carlos Cardoso 10 anos atrás
No final do Século XIX um navio afundou no Golfo do México. Não se sabe se era um transporte de passageiros, cargueiro ou pirata. Não se sabe se estava envolvido em alguma das muitas guerras que assolaram a região. Na verdade só se soube de sua existência em 2011, quando uma sondagem da Shell revelou o naufrágio.
Agora uma expedição capitaneada pelo Nautilus está explorando os destroços. São 50 cientistas, entre arqueólogos, biólogos, historiadores, engenheiros, oceanógrafos e sociólogos. Através de robôs vasculham cada centímetro do navio, magnificamente preservado e protegido de saqueadores por 1.333 metros de profundidade.
O National Geographic está ajudando a patrocinar a expedição, e isso renderá um belo documentário, mas estamos no futuro, então pra quê esperar? O Nautilus é dotado de links de alta velocidade, e estão transmitindo ao vivo, com várias câmeras, incluindo dos dois robôs, Argus e Hercules.
No passado tínhamos que esperar a boa vontade da TV, hoje podemos ver a Ciência acontecendo, ao vivo e a cores. É só clicar no site do projeto, e escolher sua câmera!