Stella Dauer 10 anos atrás
Vazou ontem à noite a nova versão do Android, a 4.3 (ainda com o nome Jelly Bean), para os dispositivos Nexus atuais, no caso o LG Nexus 4. Com pequenas melhorias e correções de bugs, a versão vazada já está sendo baixada, instalada e aproveitada pelos early adopters. Confira como instalar a versão em seu smartphone.
Atenção: lembre-se que o Meio Bit ou a autora não são responsáveis pela sua decisão de realizar esse procedimento, e nem por suas possíveis consequências.
1. O primeiro a fazer é ter seu Nexus 4 em modo root. Hoje em dia, se faz isso com o pé nas costas com ferramentas como o Nexus Root Toolkit (para OS X, veja aqui). Informe sua ROM atual e habilite o USB Debugging (clique sete vezes em cima de Número da versão, dentro de Sobre o telefone) dentro de Opções do desenvolvedor. Siga as instruções para backup e clique em Unlock. Depois do processo, clique em root e aguarde mais um procedimento.
2. Restaure seu backup, pois para passar para a versão 4.3 você perderá seus dados.
3. Baixe a versão 4.3 no fórum do XDA Developers.
4. Eu acho mais prático, mas você pode fazer pelo terminal: coloque o arquivo zipado “mako-4.3-rooted-deodexed-signed.zip” na memória do aparelho.
5. Reinicie pelo modo fastboot (segure, ao mesmo tempo, as duas teclas de volume e o botão de energia) e entre no modo Recovery. Lá, escolha install zip from sdcard > choose zip from sdcard > 0/ > mako-4.3-rooted-deodexed-signed.zip. Confirme a instalação e aguarde a instalação da ROM.
6. Vá em +++++Go Back+++++ > reboot system now. E está pronto!
No geral, nada muito gritante mudou na nova versão 4.3 Jelly Bean. Uma das coisas é a nova versão da loja Play Store (versão 4.2.3), que também pode ser baixa e utilizada sem a 4.3 (baixe aqui), e tem uma nova atividade que pode restringir algumas coisas. Especula-se que seja a possibilidade de instalar a loja em aparelhos não certificados pelo Google. Esperamos que não.
Mais algumas novidades:
Com certeza devem existir mais novidades, mas essas são algumas das que já foram descobertas.
App Google Keep agora é padrão
Ele parece ligeiramente mais rápido. Se a bateria vai durar mais, ainda está em testes. O aplicativo da câmera ficou realmente melhor, com opções de controle de branco, temporizador, balanço de branco, cenas e uma interface mais prática.
A loja não mudou nada, e também não vi grandes coisas na galeria. O modo T9 é muito bacana, pois mostra sugestões de contatos logo ao digitar o primeiro número. A opção de deixar a verificação do Wi-Fi sempre ligado permite que o serviço de localização do Google e de outros aplicativos verifiquem redes, mesmo que o Wi-Fi esteja desligado.
Opção de rastreio do Wi-Fi sempre ligado
O suporte ao AVRCP 1.3 permite mostrar informações (metadados) das músicas que você está escutando via Bluetooth no device receptor, como o som de um carro. Já o Bluetooth LE (Low Energy) permite a comunicação entre dispositivos utilizando bem menos energia, abrindo o leque para muitos outros novos dispositivos Bluetooth.
No geral, nada de muito marcante, mas é um update que deverá substituir o 4.2.2 em alguns aparelhos, como no caso do SIII. Atualizações são sempre benvindas, mesmo que não tragam nada de muito novo.
Ative o modo T9 no telefone