Meio Bit » Arquivo » Internet » Lei antipirataria russa pode encerrar atividades da Wikipedia

Lei antipirataria russa pode encerrar atividades da Wikipedia

Apelidada de SOPA russa, em função de sua semelhança com a famigerada tentativa de tornar a internet praticamente inviável, a nova lei permite que detentores de direitos autorais exijam a remoção de links para qualquer conteúdo ilegal.

11 anos atrás

Sopa Russa

Crédito da imagem: reprodução.

Em três semanas entra em vigor a nova lei antipirataria russa, que visa reduzir o compartilhamento ilegal de filmes e programas de TV. Apelidada de SOPA russa, em função de sua semelhança com a famigerada tentativa de tornar a internet praticamente inviável, a nova lei permite que detentores de direitos autorais exijam a remoção de links para qualquer conteúdo ilegal. O site em questão terá 72 horas para remover o conteúdo, caso contrário será bloqueado e processado.

Para sites da dimensão do Google, por exemplo, que por sinal vem protestando fortemente, a nova lei promete ser um pesadelo. Com milhões de links, é humanamente impossível monitorar quais apontam para conteúdo ilegal.

Além dos buscadores, a Wikipedia também começou a manifestar preocupação.

Stanislav Kozlovsky, diretor executivo da Wikimedia Rússia, falou em entrevista à Digit.ru que a Wikipedia se vê em uma posição muito vulnerável.

Milhões de páginas do site apresentam links para sites externos e Kozlovsky afirma que é impossível checar cada um deles. Provavelmente a Wikipedia têm links apontando para conteúdo ilegal e pode ser bloqueada pelos provedores de acesso à internet russos caso a aplicação da lei saia de controle.

Em um mundo ideal, as reclamações seriam dirigidas diretamente ao site, facilitando a remoção do conteúdo. O problema é que a reclamação pode ser feita diretamente à justiça, levando ao bloqueio.

Já é hábito de muitos detentores de direitos autorais como a Sony, Microsoft, HBO e outras enviar reclamações diretamente ao Google quanto à páginas da Wikipedia, pedindo sua remoção.

O Google sempre recusa, mas dá para ter uma ideia da dimensão do problema com a lei russa. Se sem lei apoiando já existe a prática de atirar para todos os lados, imagine com respaldo legal.

Fonte: Torrent Freak

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários