Meio Bit » Arquivo » Internet » Opinião: Flash: Padrão por mérito

Opinião: Flash: Padrão por mérito

16 anos atrás

O CFGigolô deu a dica: Agora os vídeos sob demanda da Vênus Platinada são em Flash.

Quando surgiu a opção de streaming para o Flash era preciso adquirir um servidor que custava literalmente na casa de dezenas de milhares de dólares. Como isso não deu muito certo, e  demanda começou a surgir, a (então) Macromedia apostou em CODECs de alta capacidade e streaming via http.

Com isso muitos sites perceberam que ao invés de ter que codificar vídeo em vários formatos, em vários codecs, para várias larguras de banda, poderiam gerar um único vídeo, e ter acesso a mais de 90% das máquinas da Internet.

Os servidores Windows Media, RealPlayer e mesmo Shockwave foram pro buraco. Já os usuários adoraram.

A viralização possibilitada pela inserção de vídeos em qualquer blog ou site também contribuiu MUITO para a popularização do formato. Estimo que 90% de quem disponibiliza vídeos eventuais em seus blogs e sites não o faria se fosse preciso inserir códigos para plugins do MediaPlayer, RealPlayer, etc.

Vimos um caso onde um plugin usado para fazer gráficos e joguinhos invadiu uma área completamente alienígena e não só conseguiu um espaço, como literalmente jogou a concorrência para fora da água.

Concorrência essa que se chamava "Microsoft", entre outras.

Por isso que as reclamações dos defensores do Open Source, de que o mundo deveria migrar para o SVG são risíveis. O Flash é hoje MUITO mais que gráficos vetoriais bonitinhos. É uma plataforma completa. Um dos motivos que fez a Apple não disponibilizar o Flash no iPhone, e um dos motivos da Microsoft não incentivar o Flash no Windows Mobile é que no dia em que for possível desenvolver uma aplicação em Flash nesses aparelhos (aplicação decente, o Flash do Windows Mobile é funcional e só) ninguém mais irá programar nativamente. 90% das aplicações mobile atuais rodariam perfeitamente se feitas em Flash.

Com isso quem venderia Visual Studio, Codewarrior, Nokia SDK e similares?

relacionados


Comentários