Joel Nascimento Jr. 10 anos atrás
Completando a santíssima trindade das conferências para desenvolvedores, começou hoje a Build 2013, o evento anual da Microsoft que, junto com o Google I/O e a WWDC, exibe novidades em todas as plataformas da companhia. Este ano, Steve Ballmer fez do Windows 8.1 a estrela da vez. O futuro grande upgrade do popular sistema operacional mostrou consideráveis diferenças da versão lançada no final do ano passada.
Dentre as principais novidades visuais do Windows 8, está a volta nos braços do povo do botão Iniciar, não é só pelos 20 centavos, vocês sabem. A mudança, na verdade, é muito mais psicológica do que efetiva. Localizada no já conhecido canto inferior esquerdo da tela, basicamente o novo botão traz a Tela Iniciar do modo “Modern” para o Desktop. Usando o “clique direito”, aparecem as opções de reiniciar ou desligar o computador. A grande vantagem do novo botão Iniciar é que, se combinado com o desligamento das hot corners, torna possível que nunca mais se use a interface Modern. Aplicações da Windows Store podem ser abertas diretamente do Desktop clássico.
Outra novidade bem legal é o redimensionamento entre apps abertas simultaneamente. Agora é possível deixar as telas do tamanho que quiser, e não apenas nas proporções pré-estabelecidas anteriormente. Ainda sobre visual, escalonamento automático para diferentes telas. Se você trabalha num tablet com alta densidade de pixels e jogar para um monitor com menor PPI, o Windows 8.1 automaticamente justará as telas.
Em seguida, apps. Este é um ponto delicado tanto na plataforma Windows quanto no Windows Phone e não mostrou nada muito animador. Facebook finalmente chega ao Windows 8, provavelmente desenvolvido pela própria Microsoft, com o aval de Zuckerberg. Flipboard também será “novidade”. De resto, novo Xbox Music, que sempre achei com uma navegação muito confusa e novo Bing. Internet explorer 11 "Modern" apresenta suporte á engine WebGL, reconhecimento de numeros de telefone integrado ao Skype, porém ainda sofre de dupla personalidade entres as versões "Modern" e "desktop", sem haver possibilidade sincronismo entre elas. Vai entender…
Nenhum game foi apresentado nesta abertura de Build, também. Microsoft precisa investir menos e comerciais e mais em fechar acordo com desenvolvedoras “top” em popularidade em outras plataformas.
Na parte de hardware, uma bela novidade: Foi apresentado o primeiro tablet Windows com 8 polegadas. O Acer Iconia W3 é uma belezinha com 32 GB de capacidade, processador Intel Atom dual-core (Z2760), 2 GB de memória RAM (DDR2), e tela de 8,1 polegadas LED-backlit com resolução de 1280×800. O preço desta porqueirinha é de apenas 350 dólares e vale lembrar que meu aniversário é no dia 19 de cada mês.
Dá para considerar um tablet de 8 polegadas rodando Windows 8 e com Office um grande concorrente para os tablets Android e iOS? Eu diria que sim! Microsoft prometeu que este é apenas a ponta do iceberg e teremos mais dispositivos neste formato ainda este ano no mercado.
No restante, tivemos
Além de tudo isto, ainda houve espaço para um "one last thing". Foi apresentado mais algumas novidades dobre Project Spark, um dos jogos mais badalados para o Xbox One, onde você pode criar seus próprios jogos e personagens, usando praticamente todas as plataformas da Microsoft. Na demonstração, foi possível criar um jogo pelo Windows 8, retoca-lo por um tablet com Xbox SmartGlass e jogar no Xbox One, com um Kinect. É como um Little Big Planet, mas sem a parte da poesia que o título da Sony tem.
E este foi o primeiro dia de Build. Nesta quinta, Windows Azure será o tema principal do evento e todos podem acompanhar pelo canal oficial de eventos da Microsoft.