Meio Bit » Arquivo » Hardware » Google OS?

Google OS?

16 anos atrás

Teve muita gente excitada neste final-de-semana, com o que diziam ser o lançamento do Google OS: um sistema operacional feito pela Google.

O fato é que a Everex, fabricante californiana de PCs, lançou o Green PC: micro de baixo custo ( US$ 199,00 ) vendido pelo WalMart. O sistema operacional? Um tal de gOS... com atalhos na área de trabalho para os princiais aplicativos do Google. Ops... "gOS"? Google? Aha! Google OS, certo?

Infelizmente, para a maioria dos apressados, não parece ser bem assim...

No rodapé do site thinkgos.com, vemos uma mensagem que termina assim: "...gOS is not affiliated with Google or their partners.". A tese de que o "g" significa mesmo "green" parece certa.

Para tirar as dúvidas, baixei a imagem de 746MB e rodei. É um "live cd". Vejamos algumas telas:

Tela1

Essa instalação... lembra alguma coisa...

Tela2

Arrá! Batata! Ubuntu travestido de verde...

Tela3

Tela4

Tela4_botao_direito_desktop

Clicando com o botão direito no fundo da área de trabalho

Tela4_botao_esquerdo_desktop

Clicando com o botão esquerdo no fundo da área de trabalho

Tela5_CTRL_ALT_F1

Para quem tinha dúvidas...

Bem, a partir daí não usei mais... perdeu a graça. A internet não funcionou, tive que configurar a partir da linha de comando... mas o interesse já havia acabado. Se for pra usar um Ubuntu, melhor ficar com o original. Aliás, não entendi o motivo da Everex precisar de uma distribuição Ubuntu... modificada. Talvez pela jogada de marketing de chamar de "gOS", confundindo com o "vapourware" "Google OS"...

relacionados


Comentários