Dori Prata 10 anos atrás
Embora não tenha causado a mesma repercussão que normalmente veríamos em outras desenvolvedoras, no início deste ano a Valve demitiu 25 funcionários e entre eles estavam Jeri Ellsworth e Rick Johnson, dois nomes que você provavelmente não conhece, mas que em breve poderão estar em evidência.
Acontece que a dupla vinha trabalhando em um projeto da companhia que não era conhecido do grande público e que acabou sendo cancelado devido a reestruturação por qual passou recentemente, mas vendo que tinham nas mãos um produto com grande potencial, eles decidiram continuar a produção e embora ainda estejamos longe de ver uma versão melhor acabada, agora sabemos alguns detalhes do CastAR.
Podendo ser descrito como um óculos de realidade aumentada, o acessório funciona com quatro componentes principais, sendo eles um par de mini projetores, uma tela retroprojetora refletiva, uma câmera que usa LEDs infravermelhos e por fim, um obturador que filtra as imagens para ambos os olhos. Na prática toda essa parafernália permite que o usuário veja na sua frente objetos que não estão ali de verdade, o que obviamente poderia fazer surgir uma nova leva de jogos bastante inovadores.
Apesar de na época das demissões a Valve ter dito que projetos não seriam cancelados, parece que esta não foi bem a verdade para o CastAR e de acordo com Ellsworth e Johnson, isso aconteceu porque não sobraram pessoas qualificadas na empresa para tocar a ideia adiante e como Gabe Newell percebeu que eles estavam muito dedicados à criação, lhes deu o aval para ficar com o conceito.
Talvez o projeto nem acabe sendo concluído, mas é sempre bom ver que há algumas novas ideias sendo testadas e para nossa sorte a Valve preferiu não manter esta engavetada.
[via The Verge]