Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Quando os primeiros boatos sobre a compra do Tumblr pelo Yahoo! começaram a circular, todo mundo ficou preocupado sobre a política desastrosa da companhia em cuidar de seus serviços, principalmente se lembrarmos da recente faxina realizada.
Porém não há mais volta: a outrora gigante das buscas levou o serviço por US$ 1,1 bilhão, e para anunciar lançou uma conta no site, onde a CEO Marissa Mayer assegura que o Yahoo! promete não arruiná-lo. Nas palavras dela:
"Nós prometemos não estragar tudo. O Tumblr é incrivelmente especial e está por trás de uma grande coisa que está acontecendo"
Como forma de manter o serviço da melhor forma possível, o Tumblr será operado de forma independente. O fundador David Karp permanecerá com o CEO, assim como toda a equipe, e nem mesmo a sede mudará de local. A confiança do Yahoo! é tanta que ele matou seu blog oficial.
Mas a pergunta é: por quê adquirir o Tumblr por um preço tão alto, se ele mal conseguiu capitalizar US$ 13 milhões em 2012?
O principal motivo são visitações. O site conta com mais de 105 milhões de blogs, 120 mil novos usuários por dia e 300 milhões de visitantes por mês. Segundo Mayer, isso poderia aumentar o tráfego em 20% e o número de visitantes saltaria para mais de um bilhão por mês (um ganho de 50%). Os números são tão promissores que o Yahoo! não fará qualquer concessão censura a conteúdo adulto no Tumblr.
Para o Tumblr significa mais grana. Karp também emitiu um comunicado dizendo que quase nada muda, apenas que o site ficará maior e melhor. Dado o "Fuck yeah" com o qual ele encerrou o post, eu diria que ele está bem empolgado. 🙂
É um negócio muito bom para o Yahoo! deixar morrer, ainda mais com tanto dinheiro investido nele. Mas dado o histórico, não é algo tão impossível de acontecer.
Uma pequena adição: os usuários do Tumblr não parecem estar muito confiantes do futuro da plataforma. O CEO e co-fundador do WordPress Matt Mullenweg disse em uma postagem recente que 72 mil blogs foram criados em apenas uma hora, o que pode indicar um abandono em massa do Tumblr a caminho.