Meio Bit » Arquivo » Games » Games podem ajudar a atrasar envelhecimento mental

Games podem ajudar a atrasar envelhecimento mental

De acordo com estudo, jogar videogam pode ajudar as pessoas a terem uma mente mais jovem.

11 anos atrás

wii_06.05.13

Aos poucos os médicos estão percebendo que os games podem ajudar as pessoas a ter uma qualidade de vida melhor e se recentemente uma pesquisadora afirmou que os jogos de tiro em primeira pessoa podem aperfeiçoar a memória de curta duração, outro estudo sugere que jogar videogame pode retardar o envelhecimento mental.

Publicado na revista PLoS ONE, o estudo utilizou 681 pacientes com idade superior a 50 anos e no experimento as pessoas deveriam identificar certos veículos em um jogo. Após um ano de pesquisa, os responsáveis perceberam que os participantes melhoraram em pelo menos três anos suas habilidades cognitivas.

De acordo com Fredric Wolinsky, professor de saúde pública na Universidade de Iowa, a partir dos 30 anos nosso cérebro começar a diminuir sua “plasticidade”, mas que com o programa certo de treinamento é possível recuperarmos o que perdemos e como sabemos que essa decadência pode ser parada, porque não deveríamos ajudar as pessoas?

O pesquisador afirmou que aqueles que foram submetidos às 10 horas semanais no jogo tiverem um ganho considerável em relação aos que passaram o mesmo tempo jogando apenas palavras-cruzadas, principalmente em funções como a agilidade na mudança de tarefa mental, concentração e na velocidade de processamento de informações.

Além de servir como incentivo a profissionais de saúde, esse tipo de estudo serve também para acabar um pouco com aquela imagem de que os videogames são uma forma de entretenimento sedentária e com sorte algumas empresas começarão a investir de forma mais pesada na criação de títulos que possam servir como ferramenta de ajuda para idosos ou pacientes de diversas enfermidades.

[via WebMD]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários