Meio Bit » Arquivo » Indústria » Vista downgrade

Vista downgrade

16 anos e meio atrás

O sujeito comprou seu laptop novinho, cheio de firulas, processador Core 2 Duo, 4GB de RAM... e o Windows Vista Home Premium.

Todo mundo xingava o sistema, seus amigos o alertavam, mas, ora bolas, a coisa não poderia ser assim... afinal, eram milhões de usuários pelo mundo. Eles não usariam um sistema que não fosse estável, rápido e confiável. Certo?

Tudo ia razoavelmente bem... os arquivos compactados demoravam minutos para aparecer... o modo de hibernação não funcionava lá muito bem... mas, afinal, que sistema novo não tem problemas. Certo?

Um dia, atrasado para o curso de CAD, esqueceu seu mouse USB especialmente comprado para ativar aquelas obscuras funções do programa. Por sorte, um colega havia levado um antigo, que mesmo não tendo quinze botões e um GPS integrado, serviria. Serviria... caso o Windows Vista o reconhecesse. "Não reconhecer um mouse?", pensou. Bem... bem... paciência. A solução era procurar o driver pela internet, mesmo que fosse necessário perder a primeira aula. Então, ao tentar acessar a rede WiFi, surpresa! Todos os laptops que rodavam Windows XP navegavam livres, leves e soltos. Já o seu... e a rede nem tinha autenticação!

Foi a gota d'água. Saiu do curso esbaforido, chegou em casa e mandou um email para a Microsoft: queria um downgrade! Isso mesmo! Se todos na sala usavam XP, se ele mesmo fora usuário por anos ( satisfeitíssimo, diga-se de passagem ) e se, ainda por cima, havia comprado o Vista, último sistema lançado pela empresa, parecia bastante lógico que a Microsoft permitiria o uso de uma versão anterior. Certo?

Pfff... errado! Segundo um comunicado da empresa, "...somente poderá efetuar o Downgrade (possuir a versão corrente e utilizar uma versão anterior do produto) para o produto Windows XP Professional caso possua o Windows Vista Business ou Windows Vista Ultimate adquirido através do licenciamento OEM (software atrelado ao equipamento novo).

Enfatizamos que não há possibilidade de Downgrade para o Windows XP a partir das demais versões do produto Windows Vista ( Starter, Home Basic e Home Premium). Neste caso, para a utilização do produto Windows XP é necessário que adquira uma licença Full (completa) do mesmo."

Trocou o laptop com um colega ( que rodava o XP ), recebeu algum de volta e anda por aí, feliz da vida.

relacionados


Comentários