Gilson Lorenti 10 anos atrás
Notícia rápida aqui no Meio Bit. A Adobe liberou nessa semana as versões finais do Lightroom 4.4 e do Camera RAW 7.4. Como todos sabem, o Lightroom é o programa de edição e conversão de arquivos da Adobe que foi pensado e desenvolvido para o fotógrafo profissional organizar sua enorme biblioteca de imagens e para desenvolver suas atividades dentro de um fluxo de trabalho constante e competente. Já o Camera Raw é um plugin para o Photoshop poder visualizar, editar e salvar os arquivos RAW em um JPEG de alta qualidade.
Como em todas as atualizações dos dois programas, o que manda aqui é a compatibilidade com a baciada de novas câmeras que são lançadas todos os meses. O destaque são as novas Nikon D7100, a Canon EOS 100D, Fuji X100s e Sony SLT A58. Além de uma quantidade interessante de novas câmeras (que podem ser vistas no fim do texto), as atualizações também corrigem vários problemas dos programas, adiciona novos perfis de lente e oferece correção para alguns problemas encontrados nos arquivos RAW da Fuji. Para quem não sabe os arquivos da Fuji sempre foram problema e só recentemente é que a Adobe passou a incorporar os arquivos da empresa no programa. Eu senti isso na pele quando tentei converter os arquivos RAW da Finepix S200 EXR e descobri que nem a própria empresa tinha um programa para isso. Ao que parece os arquivos gerados por sensores X-Trans estão gerando aberrações cromáticas na edição e, segundo o Dpreview, esse efeito indesejado foi diminuído, mas não eliminado. Eu ficaria extremamente infeliz em ter uma câmera que me custou caro apresentando um problema que é geralmente associado a câmeras e lentes ruins.
A atualização do Lightroom é gratuita para quem comprou ou atualizou o programa e está disponível para Windows e Mac. O Camera RAW 7.4 é um plugin gratuito para quem possui o Photoshop CS6 e está disponível para as versões Windows e Mac.
Vejam a lista de câmeras que agora são suportadas pelos dois programas.