Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon Rebel 700D e Rebel SL1 - estaria a empresa se perdendo?

Canon Rebel 700D e Rebel SL1 - estaria a empresa se perdendo?

11 anos atrás

Muito bem crianças, depois de alguns enganos e noticias cruzadas finalmente temos um vislumbre da paisagem criada pela Canon para seus novos lançamentos. No  começo da semana quase todos os sites de fotografia do mundo noticiaram que a loja on-line Best Buy tinha deixado vazar o preço e configurações da nova EOS 100D, um equipamento que estava sendo discutido dentro dos rumores desde o começo do mês. Porém, houve um grande engano. O que o Best Buy deixou escapar foram as configurações da nova Rebel EOS 700D / T5i / X7i, que também causou um pouco de surpresa ao ser anunciada. A câmera despontou como  sendo praticamente uma cópia da câmera antecessora, sendo que a única novidade é a nova versão da lente do Kit, a EF-S 18-55mm STM. A câmera está equipada com um sensor CMOS de 18 megapixels, visor LCD móvel de 3 polegadas, sistema de autofocus híbrido,  pode fazer 4 fotos por segundo no modo contínuo e vídeos em Full HD. Só lembrando que esse sensor é o mesmo que vem sendo usado pela empresa desde 2009 em outros modelos.

A grande sacada da nova câmera é ter adicionado uma lente de Kit com tecnologia STM. A nova EF-S 18-55mm f/3,5-5,6 IS STM está equipada com a nova tecnologia produzida pela Canon e que visa melhorar a experiência da gravação de vídeo. O recurso STM na lente promete proporcionar um autofocus mais suave e silencioso durante a filmagem além de uma estabilização de imagem dinâmica para reduzir vibrações durante o vídeo. A nova Rebel T5i vai estar disponível em abril ao preço de US$ 900,00.

CanonT5i

Agora, dando razão a todos os rumores, a Canon também coloca no mercado a EOS Rebel SL1 / 100D com a missão de ser a menor DSLR do mundo. Tomando como padrão a comparação de tamanhos feita pelo Dpreview então isso realmente se torna verdade. A câmera chega aos consumidores equipada com um sensor CMOS de 18 megapixels, processador DIGIC 5, visor LCD de 3 polegadas sensível ao toque e capacidade de gravar vídeos em Full HD com 30 fotogramas por segundo, e também pode fazer 4 fotos por segundo no modo contínuo. A câmera também vai ser vendida na versão Kit com a nova EF-S 18-55mm f/3,5-5,6 IS STM. O preço recomendado para o novo equipamento é de US$ 799,00.

CanonRebelSL1

Agora vem a grande dúvida que está perturbando todo mundo e que foi exposta de forma muito competente pelo blog espanhol Foto Actualidad. O que está acontecendo com a Canon? A empresa vem patinando nos seus lançamentos e colocando câmeras no mercado que não possuem muitas justificativas de existirem. A Rebel T5i chega com um gostinho de requentado, já que está muito parecida com o lançamento anterior. Mas, a coisa fica mais esquisita quando lembramos que a T4i também foi acusada de ser muito parecida com o lançamento anterior. Ou seja, 3 câmeras que fazem a mesma coisa e com preços diferentes. No caso da Rebel 100D as criticas são mais pesadas, pois é a mesma câmera que a Rebel T5i ou até mesmo a EOS M, só que com a promessa de ser a menor DSLR do mundo. Eu sinceramente pensei que o design seria algo inovador, já que as características técnicas não mostram nada de novo. Mas, acabamos ficando com mais do mesmo. Infelizmente para a Canon existem opções com mais tecnologia, tamanhos mais compactos e preços menores do que a Rebel 100D. Mas, quem vai dizer se a empresa está certa ou errada são os consumidores.

Update 002/2013 - segundo o Dpreview o sensor que está presente na Rebel SL1 (100D) foi projetado especificamente para a câmera, sendo uma peça de engenharia totalmente nova. Porém, não existe essa indição nem na divulgação e nem no press release oficial da Rebel 700D, o que nos faz acreditar que é o mesmo sensor encontrado em modelos anteriores. Aguardamos mais noticias para confirmar ou desmentir essa afirmação.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários