Meio Bit » Arquivo » Games » Inafune opina sobre fracasso do XBox 360 no Japão

Inafune opina sobre fracasso do XBox 360 no Japão

Keiji Inafune, criador do Mega Man, fala sobre o fracasso do console da Microsoft no Japão: “faltou jogo exclusivo.”

11 anos atrás

xbox-360-japan_03.04.13

Algumas pessoas podem defender a ideia de que o mercado japonês de videogames não é tão relevante quanto muitos pensam, mas eu tenho quase certeza que a Microsoft não está nenhum pouco satisfeita com o desempenho do XBox 360 por lá, com o console tendo vendido apenas pouco mais de 1,6 milhão de unidades, mantendo apenas 7% do mercado, mas o que explicaria esse fracasso?

Essa pergunta foi feita a Keiji Inafune e criador do Mega Man possui a mesma opinião da maioria, ou seja, o japonês é bairrista demais para aceitar um produto estrangeiro.

Eu entendo que os japoneses não prefiram o XBox 360, mas se me for perguntado o motivo, eu não seria capaz de responder. Provavelmente uma das razões é porque o PlayStation é uma marca local no Japão, como japonês, acho que é natural você se sentir mais próximo ou atraído por um produto local e me sinto desta forma também. Quando você vê dois produtos similares e um deles é do seu próprio país e o outro é estrangeiro, é fácil escolher aquele do seu país.

Então, segundo Inafune, essa lealdade à marca PlayStation poderia ter sido combatida caso o XBox 360 tivesse recebido mais títulos exclusivos por lá, mas como atualmente a maioria dos grandes jogos são desenvolvidos como multiplataforma, o console da Microsoft não conseguiu obter uma melhor sorte.

Veremos então como a coisa funcionará na próxima geração, mas será que alguém apostaria que a marca XBox dessa vez fará sucesso no Japão? Eu não colocaria meu dinheiro nisso.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários