Meio Bit » Arquivo » Internet » Queda do Skype: Culpa da Microsoft. Caso encerrado?

Queda do Skype: Culpa da Microsoft. Caso encerrado?

16 anos e meio atrás

meiobit-defesachewbacca.jpg

Depois de dizer que a queda dos servidores foi causada por uma instabilidade gerada por um patch, o pessoal do Skype voltou atrás.

A explicação agora é que a culpa é da Microsoft.

"Eu sabia" - disse Galvão Bueno

Agora, mais detalhes. Segundo eles as atualizações do Windows Update disponibilizadas no dia 16 fizeram com que os computadores dos usuários, espalhados pelo mundo, reiniciassem, e quando o sistema voltou o Skype procedeu com o login. Milhões de tentativas simultâneas foram demais para os servidores, e um efeito-cascata inviabilizou mesmo a estrutura de redundância deles.

Perfeito. Explicado, todos ficamos felizes, não foi culpa da Skype.

Mas...

Essa defesa está se saindo melhor que a Defesa Chewbacca. Há algo MUITO errado na explicação.

Atualização da Microsoft pedindo reboot? Quando fui mudar o idioma do teclado no Windows 2000 ele pediu pra rebootar. TODA atualização razoável do Windows pede reboot. Isso está longe de ser raro, muito pelo contrário.

O Windows Update disponibiliza atualizações baseadas no horário local. Ele verifica de tempos em tempos com a "base", usando a hora local como base. Em geral xx minutos após a inicialização do computador. É improvável que todos os usuários do mundo tenham ligado seus micros ao mesmo tempo.

A maior parte do planeta ainda usa linha discada. Usuários diferentes usam conexões diferentes e mesmo com banda larga, a diferença entre o tempo de download varia de computador para computador. O tempo de reboot também.

O Skype só vai entrar depois que você entrar com sua senha, no XP ou no Vista.

E finalmente, a Microsoft disponibiliza atualizações toda segunda terça-feira do mês, e não me recordo nos últimos meses de nenhuma que não tenha exigido um reboot.

Como nenhuma dessas até hoje afetou o Skype?

Penúltima pergunta: MSN, Google, Orkut, Facebook, eMule, BitTorrent, Flickr, AdSense, os provedores e outros tantos serviços caíram com essa atualização?

OK, agora a última e mais importante de todas: Como a Skype pode culpar a queda do dia 16 por uma atualização que, segundo o meu Windows Update foi baixada no dia 15?

meiobit-windowsupdate.jpg

Via: Cybernet TechNews, Skype

relacionados


Comentários