Meio Bit » Arquivo » Mobile » Chega de notificações. Chega!

Chega de notificações. Chega!

11 anos atrás

Uma das features mais alardeadas pela Apple para o iOS, as tais notificações chegaram já há algum tempo. Na época era motivo para usuário de Android contar vantagem (com razão), pois já era uma função nativa do SO concorrente desde os tempos mais primórdios (não complete a música).

Eu nunca fui muito fã de notificações. Não preciso de ninguém me avisando que chegaram emails, dms ou mensagens no whatsapp. Muitos podem alegar que isso é eficiente quando você espera uma comunicação importante, mas considerando o tamanho do ruído e do stress gerado pelas notificações x quantidade de vezes que você fica em alerta esperando algo importante chegar, é algo que realmente não compensa.

Photo5

Qualquer dono de smartphone tem dezenas de aplicativos. Estes, por sua vez, em sua maioria possuem a tal função da notificação. Mesmo um usuário comum é soterrado por notificações de todos os tipos, o dia inteiro. E eu já fiz o teste: não adianta "configurar direito". A notificação acaba se tornando um spam de avisos que mais lhe levam a total loucura do que ajudam a economizar tempo.

Eu (e talvez você também) tenho um problema sério de vício extremo em usar o smartphone. Ele é quase um apêndice da minha mão, passando muito mais tempo em uso do que no bolso. Imagine então o que é ser avisado a todo instante de que você tem algo novo que deve ver. Pra mim, não serve o argumento de que eu posso olhar depois. Receber uma notificação é uma chave que ativa um instinto quase assassino. Uma mera notificação vira um impulso frenético e incontrolável de ver do que se trata. É um pavor imenso imaginar que há notificações esperando para ser lidas e eu não fiz nada a respeito. Ou aqueles avisos numéricos em cima dos aplicativos dizendo "seu preguiçoso, olha o que você está fazendo comigo".

Se você tem muitos amigos no Facebook, no Whatsapp, no Twitter... Esqueça as notificações. Você será metralhado por essas mensagens enviadas diretamente do capiroto para infernizar a sua vida. Eu já tomei diversas decisões ruins na vida, mas certamente ativar as notificações do Tweetbot está no TOP5.

Receber centenas de notificações por dia é uma tortura que nem o mais vil dos criminosos merece sofrer. É desumano. Por isso, desativei todas as notificações do celular sem a menor piedade. O tempo que perderei tendo que checar se coisas importantes chegaram é menor do que a redução na minha expectativa de vida caso elas ficassem ativadas. Aconselho você a fazer o mesmo.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários