Carlos Cardoso 10 anos atrás
No final de janeiro o não muito criativamente batizado helicóptero Air 1 patrulhava os céus de Dallas, quando 4:08 da manhã o piloto tomou um susto. Um laser havia atingindo em cheio a aeronave. Isso na melhor das hipóteses afeta a visão noturna do piloto, e na pior pode causar danos permanentes na retina, incapacitando profissionalmente o aeronauta, que se não contar com um co-piloto corre risco de cair pelo efeito da desorientação.
A FAA, FBI, CIA, FDA, ATF, PCC, toda entidade, órgão e organização considera esse tipo de atitude imbecil muito, muito errada. como descobriu Kenneth Santodomingo, o imbecil em questão. Ele descobriu também uma das Leis de Murphy do Combate: munição traçante funciona pros dois lados.
Ao apontar um laser para um helicóptero ele está traçando uma linha reta até si mesmo. E foi o que o pessoal do Air 1 viu, com todos os equipamentos de visão noturna que contava: Um idiota de cueca azul do lado de fora da casa brandindo um laser.
Viaturas foram chamadas, o idiota negou tudo, até avisarem que estava gravado em vídeo. Aí ele admitiu a estupidez, mas disse que só queria ver “até onde o laser alcançava”.
Podemos dizer que o laser alcançou até o indiciamento por crime federal, pra deixar de ser idiota. Se condenado, pena de 5 anos de cana e US$250 mil de multa.
Aqui um vídeo de 2010 mostrando um caso idêntico. Sei que é gratificante a hora em que os puliça enquadram o imbecil, mas confesso que seria ainda mais divertido se ao invés de um helicóptero da polícia a aeronave fosse um AC130.
Fonte: AT.