Meio Bit » Arquivo » Internet » Não perca hoje a conversa entre o capitão espacial amado por milhões… e James Kirk

Não perca hoje a conversa entre o capitão espacial amado por milhões… e James Kirk

11 anos atrás

comandantepewpewpew

Chris Hadfield é um ex-piloto de caça da Real Força Aérea Canadense, o primeiro astronauta daquele país e um veterano de duas missões no Ônibus Espacial, em 1995 e 2001. Dezembro do ano passado ele chegou na Estação Espacial internacional em uma Soyuz, com a missão de ser engenheiro de vôo da Expedição 34 e será promovido a Comandante da Estação Espacial Internacional em Março de 2013.

Fora suas atividades normais de manutenção, navegação e pesquisa científica, o Comandante Hadfield arrumou tempo para se tornar uma personalidade no Twitter. Seu perfil tem mais de 300 mil seguidores, Ele brinca com seguidores, envia fotos tiradas na hora, filosofa e posta vídeos excelentes no YouTube,

Só isso já seria O Futuro, acompanhar em uma rede social um sujeito em órbita da Terra, ao vivo, tocando violão e jogando conversa fora. Um de seus vídeos, conversando com um grupo de crianças em uma escola canadense é… inspirador.

 

O fator geek, que já era altíssimo praticamente marcou fundo de escala quando no começo de Janeiro o Comandante Hadfield recebeu um twit público de outro comandante, na verdade um Almirante rebaixado a Capitão: William Shatner, mais conhceido como James Tiberius Kirk.

Shatner1

Shatner, com sua diplomacia tradicional perguntou na lata: “Comandante Hadfield, você está tuitando do espaço?”  e assinou com MBB – My Best, Bill.

Hadfield, como bom geek apreciador de ficção científica reconheceu na hora seu interlocutor, e respondeu à altura:

shatner2

“@WilliamShater Sim, órbita padrão, Capitão.  estamos detectando sinais de vida na superfície”

A Agência Espacial Canadense entrou na conversa, respondendo a Shatner:

shatner3

“@Williamshatner @cmdr_hadfield Claro que ele está! E fazendo um grande trabalho!”

Entre outros acompanhando o papo estava o excelente Sarcastic Rover, uma paródia do robô Curiosity, que completou:

shatmer4

“se a interação entre William Shatner e o Comandante Hadfield seguir o padrão da maioria das aventuras do Capitão Kirk, daqui a pouco estarão se beijando”

Outros atores de Star Trek entraram na brincadeira. George Takei postou no Facebook a conversa. Hadfield… respondeu:

shatner5

“Com George Takei postando sobre nossas comunicações espaciais, tudo que precisamos é Leonard Nimoy se teleportar e teremos um grupo de desembarque!”

Leonard Nimoy  responde:

shatner6

Live Long And Prosper, responde Spock.

Hadfield agradece, citando o livro de Nimoy “I’m Not Spock”:

shatner7

“Eu também não sou Spock, mas viver e trabalhar nesta espaçonave é bem próximo disso. A Vida imita a arte. Vida Longa e Próspera, Leonard Nimoy”

No dia seguinte Hadfield pensa bem e posta a seguinte foto:

shatner8

“Me orgulho de ser canadense, mas depois da conversa de ontem no Twitter estou começando a questionar vestir esta camisa vermelha”. Faz sentido, se for de um grupo de descida, mas ele é engenheiro, Scotty sempre usou a cor e sobreviveu.

Quando a conversa não poderia ficar mais legal, entra no meio ninguém menos que Buzz Aldrin, segundo homem a andar na Lua:

shatner9

Diz Buzz: “Comandante Hadfield, William Shatner, Neil e eu teríamos tuitado de Lua se pudéssemos mas eu preferia tuitar de Marte. Talvez em 2040”.

Shatner responde:

Shatner10

“Buzz Aldrin – E eu adoraria tuitar de volta. Estamos 40 anos atrasados mas ainda é um prazer tuitar com você”.

Até Wil Wheaton, Wesley Crusher em Jornada nas Estrelas – A Nova Geração e ÜberGeek brincou:

shatner11

“Comandante Hadfield, se tiver algum problema com Nanitas enquanto estiver em órbita, eu conheço um cara que pode lidar com eles, ele tem experiência”

A resposta foi na lata, quase um “calaboca Wesley” digno de Jean-Luc Picard:

shatner12

“Wesley, já falamos sobre você estar na Ponte. Acredito que precisam de você na Engenharia. Smiley piscando

Toda a Tuitosfera geek acompanhou essas conversas dando gritinhos de emoção igual uma garotinha. Nossos velhos ídolos conversando com nossos novos ídolos, astronautas de verdade validando exploradores de ficção, e vice-versa. Todos entusiasmados. Wil Wheaton postou depois um “uau” por ter recebido um tuit de um astronauta no espaço.

A brincadeira virou notícia em um MONTE de sites, blogs e portais. Todo jornalista de ciência e tecnologia aproveitou essa rara oportunidade de poder parar de se fingir de cool, abraçou o nerd interior mostrou ao mundo seu lado fanboy.

A Agência Espacial Canadense viu ali uma oportunidade, e praticamente convocou Shatner, que como Súdito da Rainha do Canadá (eu sei) não teve como negar. Com isso ele conversará ao vivo, por telefone com o Comandante Hadfield hoje, 10:30AM (horário do Leste, 13h30min no Rio/SP).

Há um press release oficial do evento, que pode ser acompanhado no Twitter com a hashtag #CSATweetup e assistido ao vivo no site oficial de Webcasts da Agência Espacial. Se você quiser, pode ver via UStream também.

Quando ao Comandante Hadfield, ainda é o astronauta mais legal do mundo, mesmo as “armas” da foto de abertura sendo apenas sensores de pressão de uma das privadas da Estação Espacial.

relacionados


Comentários