Carlos Cardoso 10 anos atrás
Com um anel de contenção de 518 metros de circunferência, gerando partículas com energia na casa de 3 GeV, o Sirius, novo acelerador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) deverá entrar em funcionamento em 2016. A construção já está em andamento, em Campinas.
Luz Síncroton é o nome dado ao feixe de radiação eletromagnética criado em um acelerador, geralmente de elétrons, quando é extremamente coerente, de alta energia e direcionável. Aproveitando da dualidade onda/partícula, os elétrons são convencidos a ocupar um anel magnético de contenção, onde se acumulam, aumentando a intensidade do feixe, quando então são distribuídos nas várias estações de experimento em volta do anel.
Os usos desse feixe são infinitos. Hoje 2.700 cientistas trabalham diretamente com o acelerador do LNLS, e outros tantos disputam no Thunderdome uma vaga para usar o brinquedo. No site do LNLS há uma seção listando os trabalhos publicados que usaram o equipamento. Vão de cristalografia a pesquisas que alteram conceitos fundamentais da Química, como valência, que como todo mundo sabe aumenta com a pressão, exceto que o LNLS descobriu que acima de 900 mil atmosferas coisas estranhas acontecem. Isso significa que a própria biologia de seres abissais pode ser diferente.
Também são feitas pesquisas em medicina, com análise sub-nanômetro de estruturas moleculares, pesquisas com catalisadores de reações e há até um projeto com Paládio, que além de servir de quebra-galho para reatores de arco, diminui a temperatura necessária para a quebra do petróleo em seus componentes derivados.
O antecessor do Sirius, o UVX, começou a ser construído em 1987, sendo terminado em 1997. Boa parte dessa demora tem a ver com qualificação de mão de obra, o resultado é que agora temos o know-how e a expertise para um projeto bem mais ambicioso.
O investimento total será de R$ 650 milhões, com o Ministério de Ciência e Tecnologia entrando com R$ 55 milhões. O resto virá por parcerias, incluindo a FAPESP.
No vídeo abaixo (por favor abaixe o som, esteja avisado) uma visão geral do Sirius, dando uma idéia da escala, impressionante ainda mais para nossos padrões.
http://www.youtube.com/watch?v=GmT-HU4BYw0LNLS — Sirius: a nova fonte de Luz Síncrotron brasileira
Aqui outro vídeo curtinho, com áudio audível, contando a história do LNLS. Vale a pena.
Institucional LNLS (English subtitled)
Fonte: HS.