Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » NASA lançará em 2014 vela solar com 1,2 mil metros quadrados de área

NASA lançará em 2014 vela solar com 1,2 mil metros quadrados de área

Em 2014, a NASA lançará no espaço a maior vela solar jamais vista: são 1.200 m² de área, pesando 32 kg.

11 anos atrás

solar-sails

De todas as formas de propulsão já criadas por cientistas e autores de ficção científica a mais poética é a vela solar. Evocam todo um espírito de desbravamento, exploração, grandes navegações, marinheiros singrando rumo ao desconhecido.

As primeiras referências ao conceito de Vento Solar são de Kepler, que deduzir que as caudas dos cometas são criadas por influência do Sol. Depois dele Maxwell definiu as bases científicas do fluxo de partículas, influenciando Júlio Verne, que citou o conceito em Da terra à Lua.

A idéia é simples: Fótons também tem momentum, então ao refletir luz parte desse momentum é transferido para o objeto refletor. Do mesmo jeito que um fluxo de ar é refletido gerando pressão em uma vela de linho. Assim uma vela solar é movida pela luz, igual aqueles doidos que de vez em quando vão no Jô, mas ao contrário deles, aqui é de verdade.

O mais legal é que velas solares não são mais ficção científica. A NASA testou o conceito em 2012 com a Nano Sail D, um microsatélite com uma vela solar. No mesmo ano o Japão lançou o Ikarus, uma nave solar, também bem-sucedida.

Agora é a vez da Sunjammer, uma nave solar com 1.200 metros quadrados de vela, a maior já construída. Ela será lançada em 2014 viajando três milhões de km até o ponto Lagrange 1, uma região de estabilidade entre a Terra e o Sol.

A Sunjammer testará novas tecnologias, abrindo caminho para a construção de velas solares com quilômetros de comprimento, como descritas no conto The Wind From the Sun, de Sir Arthur Clarke.

Não menos importante, ela servirá de descanso final para o criador de Jornada nas Estrelas. A Sunjammer levará consigo as cinzas de Gene Roddenberry e sua esposa, Majel Barret. Nada mais justo, para um homem que tanto apontou para o futuro, ser levado para as estrelas em um veleiro celeste.

Fonte: PS

relacionados


Comentários