Meio Bit » Arquivo » Indústria » Boas novas, pessoal: A Nokia está viva!

Boas novas, pessoal: A Nokia está viva!

Nokia ainda vive: venda dos celulares e smartphones superaram as projeções!

11 anos atrás

GoodNewsEveryone

Por muito tempo a coisa ficou feia lá pelas bandas de Tóquio Espoo. Tendo perdido o bonde dos smartphones multimídia, a Nokia atirou para todos os lados, com aparelhos questionáveis como o N97 e tempo perdido em projetos sem futuro, como os tablets (no sentido antigo) N810.

Ao tentar esticar a vida do Symbian além do razoável, criando versões frankestenianas dele, alienaram mais e mais fãs. Abandonar a Nokia foi algo que doeu no coração, mas ver o N97 resetar e apagar tudo quando tentava rodar a App de Mapas era demais.

O acordo com a Microsoft foi um gesto de desespero, muitos viram como anúncio do fim, como foi o lançamento do smartphone Palm rodando Windows Mobile. As vendas inicialmente não discordaram dessa previsão.

Por sorte tanto a Nokia quanto a Microsoft têm lastro de sobra, podem absorver prejuízo por um bom tempo, investindo pesado na criação de um mercado. Felizmente também a Microsoft tem experiência nisso, adquirida com o XBox e o Zune.

Agora a Nokia depois de muito tempo conseguiu respirar. No balanço do 4º trimestre de 2012, divulgado semana passada, eles reportaram receita de US$ 5,09 bilhões, com venda de 86,3 milhões de celulares. Destes, 9,3 milhões são smartphones Asha; outros 4,4 milhões, Lumias.

As vendas superaram as projeções, com isso as ações subiram 18%.

Não é nenhuma garantia de que o futuro será rosado para a Nokia, mas mostra que talvez estejam no caminho certo.

Fonte: BB

relacionados


Comentários