Dori Prata 10 anos atrás
Os gamers já devem estar mais do que acostumados a ver estudos que tentam descobrir se jogos violentos podem fazer com que as pessoas passem a ter um comportamento perigoso e o último deles foi organizado em conjunto pelas universidades Pierre Mendès-France na França, Universidade de Hohenheim na Alemanha, Universidade VU na Holanda e a Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.
Intitulado “Quanto mais você joga, mais agressivo se torna: Um estudo experimental de longo prazo sobre os efeitos cumulativos dos videogames violentos sobre as expectativas hostis e comportamentos agressivos,” a pesquisa foi divulgada pelo Journal of Experimental Social Psychology e utilizou dois grupos de participantes que foram submetidos a 20 minutos de jogatina durante três dias consecutivos. Enquanto um deles tinha contato apenas como jogos violentos, como o Call of Duty 4: Modern Warfare e Condemned 2: Bloodshot, o outro jogava apenas títulos mais leves, como Dirt 2 e Pure.
Após as seções, as cobaias foram submetidas a testes para medir a sua capacidade agressiva e de acordo com Brad Bushman, professor da instituição de ensino norte-americana, os resultados sugerem que há uma espécie de efeito que se acumula com o tempo.
“Jogar videogame pode ser comparado a fumar cigarro,” declarou Bushman. “Apenas um cigarro não causará câncer de pulmão, mas fumar por semanas, meses ou anos aumentará consideravelmente o risco. Da mesma maneira, ser exposto repetidamente a jogos violentos pode ter um efeito cumulativo na agressividade.”
O estudo só não conseguiu explicar o porque de no meio de milhões de pessoas que jogam games violentos com uma certa regularidade, apenas uma ou outra acaba demonstrando um comportamento agressivo, o que me leva a crer que há muitas outras variáveis que devem ser levadas em consideração, incluindo aí a maturidade emocional e todas as experiências de vida que tivemos. Mesmo assim, me parece evidente que consumir apenas entretenimento violento constantemente não pode ser considerado algo saudável.
[via Cnet]