Meio Bit » Arquivo » Internet » DICÃO: Wikipedia agora gera eBooks

DICÃO: Wikipedia agora gera eBooks

11 anos e meio atrás

Photo 18-09-12 16 43 50

Fazer trabalho escolar sempre deu trabalho, e mesmo que hoje tenhamos recursos como o Zé Moleza, é complicado compilar conhecimento específico. A Wikipédia é excelente para disponibilizar esse conhecimento, mas a estrutura de hyperlinks é muito dispersiva. Que tal poder organizar toda a informação relacionada a um tema, gerar um ebook e ler com calma, em seu Kindle ou iPad, mesmo Offline?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Agora a Wikipedia disponibiliza uma opção para fazer exatamente isso! Se chama… Book Creator, e fica no menu Print/export, na barra de ferramentas na lateral da wiki.

 

Ele vai abrir o… Book Creator, que funcionará como um cabeçalho em suas aventuras wikipedescas dali em diante. Toda página poderá ser “adicionada ao livro”, com um simples clique:

bookcreator2

Se você não tiver uma idéia fechada de tudo que quer, pode usar a opção de sugestões. Em um livro com Asimov, Clarke e Bradbury, ele sugeriu:

bookcreator

Nada mau, aproveitei H.G. Wells, adicionei Júlio Verne, e fui pra Geração. Como? Onde se gera o livro? É um troço open source, CLARO que a usabilidade é deficiente. Fica em “Show Book”:

 

 

bookcreator3

Aqui você pode arrastar e reordenar as páginas, criar capítulos e organizar direitinho sua cola obra.

Feito isso, é tão simples quando ir pro lado direito da página, escolher a opção de exportar seu livro em PDF ou ePub, e partir pro abraço. Mande por email, bote num site ou jogue no DropBox, abra em seu tablet e divirta-se. Veja o resultado do meu “esforço”, em um par de minutos, mesmo nunca tendo usado antes o recurso:

Photo 18-09-12 16 41 37

Photo 18-09-12 16 41 48

Photo 18-09-12 16 43 18

Photo 18-09-12 16 44 22

Photo 18-09-12 16 45 02

A exportação para ePub respeita formatação, legendas, notas de rodapé, hyperlinks E animações. Tudo Offline, à prova de aeromoças chatas. E do 3G das operadoras brasileiras.

Fonte: TNW

relacionados


Comentários