Dori Prata 10 anos e meio atrás
Para o pessoal que utiliza o PC como plataforma de games e adora fazer um overclock na máquina, usar óleo para manter a temperatura do equipamento em níveis seguros é uma prática há tempos conhecida e foi de olho nesses “aventureiros” que a Intel iniciou, há cerca de um ano, um experimento semelhante, mas com servidores.
Usando uma tecnologia criada pela Green Revolution Cooling, a ideia do projeto era estudar como as peças poderiam ser afetadas após permanecerem todo este tempo imersas em óleo mineral e de acordo com Mike Patterson, funcionário da fabricante, a técnica não só é segura para os componentes, como poderá ser tornar padrão para as pessoas que precisam tirar o máximo de desempenho de um computador, assim como em data centers.
Uma das grandes vantagens da utilização de óleo para o arrefecimento está na economia de energia, já que desta forma, para cada Watt consumido é preciso 2 ou 3% a mais de energia para manter o computador numa temperatura aceitável, contra os 60% necessários no método tradicional, utilizando coolers.
No vídeo abaixo é possível vermos o sistema conhecido como CarnotJet, que funciona reaproveitando o óleo para reduzir em até 95% a temperatura de servidores e quem tiver ficado interessado em utilizar um algo parecido, pode dar uma olhada nesta página, mas sinceramente, qualquer coisa que envolva componentes eletrônicos e líquidos só me faz ter calafrios. Acho que eu não teria coragem de tentar algo assim.
[via The Verge]