Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus OM-D vs Nikon D7000

Olympus OM-D vs Nikon D7000

11 anos e meio atrás

Era uma vez, duas companhias que estavam brigando para conseguir um lugar ao sol no recente mercado de câmeras digitais. A Olympus, que já possuía conhecimento e uma linha de câmeras reflex de respeito, e a Panasonic, que tinha entrado no mercado de compactas e ultrazoons com o inicio da fotografia digital. Juntas elas desenvolveram um novo conceito em câmeras fotográficas. Elas pensaram em uma câmera com lentes intercambiáveis, mas que não possuísse espelho. Junto com isso utilizaram o formato do sensor quatro-terços já utilizado pela Olympus em suas câmeras reflex e criaram a linha de câmeras micro-quatro-terços. A coisa foi tão positiva que toda a indústria fotográfica entrou na onda e criou se uma nova categoria de câmeras fotográficas. Porém, a parceria não pareceu ser muito positiva para ambas as partes. A Panasonic lançou uma baciada de câmeras (umas boas e outras nem tanto) enquanto a Olympus demorou a engrenar o novo sistema. As primeiras micro-quatro-terços da empresa eram lindas, com visual retro, mas não impressionaram na parte técnica. Isso agora mudou.

No primeiro semestre de 2012 a Olympus colocou no mercado aquela que deve ser o divisor de águas dentro de sua linha micro-quatro-terços. A Olympus OM-D EM5 chegou para destruir. A câmera mantém o design retro das antecessoras, mas a qualidade de imagens e recursos está deixando todo mundo com água na boca e vontade de investir no equipamento. Todos afirmam que essa é a melhor câmera que a Olympus lançou até agora e será forte candidata a ser eleita a melhor câmera lançada no ano de 2012. Dizem as más línguas que essa reviravolta foi por conta da empresa ter deixado um pouco de lado a parceria com a Panasonic e ter investido em um sensor fabricado pela Sony. Pode até ser verdade em parte, mas sabemos que uma câmera fotográfica não vive apenas de sensor. A Sony fabrica sensor para um monte de empresas e as próprias câmeras da companhia não estão no todo da pirâmide quando o assunto é qualidade. Levando em conta todo esse oba oba em torno da OM-D EM5, o Photography Blog decidiu fazer um embate de gente grande e colocar a câmera da Olympus para brigar com a Nikon D7000.  O site tenta explicar a escolha da D7000 para a disputa, mas a coisa é simples. A câmera da Nikon foi uma das melhores coisas que apareceu no mercado fotográfico amador avançado nos últimos tempos e as duas câmeras possuem a mesma faixa de preço.

Pode até parecer uma luta injusta, mas não foi bem isso que aconteceu. Você pode ler o teste completo no próprio Photography Blog e tirar suas próprias conclusões, mas o resumo da ópera é claro. Embora a Nikon D7000 tenha levado uma pequena vantagem (mínima) no quesito qualidade de imagem, as duas câmeras se comportaram de maneira muito parecida, levando o proponente do teste a aceitar que houve sim um empate. O que fica então, para uma escolha entre as duas câmeras, são características ergonômicas, pois a Olympus é uma câmera bem menor e pode vir a ser desconfortável para quem possui mãos grandes. Este é mais um equipamento de grande qualidade e que está disponível para quem quer fazer boas fotos. Não digo que seria uma ótima segunda câmera por conta do preço, mas se você tem poder aquisitivo para isso então vai fundo.

 

 

relacionados


Comentários