Bruno Alves 16 anos atrás
Para combater os spams, a Wikipedia, recentemente, resolveu colocar o atributo nofollow em todos os links externos.
Andy Beard, demonstra de forma bem interessante, porque essa atitude é, no mínimo, uma péssima idéia.
Resumindo:
A licença da Wikipédia, permite que qualquer um use, livremente, seu conteúdo, desde que faça referência a origem.
Assim, quando alguém criar um artigo inédito, uma solução para um problema ou qualquer coisa do gênero, acabará sendo linkado na Wikipédia, como autor da teoria.
Porém, a Wikipédia, colocou um nofollow no link para o autor e a maioria das pessoas criará links para o artigo da Wikipédia, ao invés de links para o site do autor.
Até antes dessa decisão, isso não era um problema, pois o Google (e outros mecanismos de busca), seguiriam o link na Wikipédia para o site do autor, dando a autoridade do conteúdo a ele.
Mas com o nofollow, a maioria dos mecanismos de busca não seguirão para o site do autor, fazendo com que todas as buscas pelo assunto acabem trazendo como resultado, o artigo na Wikipédia ou nos sites que linkaram o artigo na mesma.
E o pobre autor do artigo revolucionário, cairá em um buraco negro e não terá nada além de um pequeno link no rodapé da Wikipédia (com nofollow).
O nofollow, não resolveu o problema de spams em blogs (motivo da sua criação) e não resolverá o problema na Wikipédia.
Mais uma vez, estão preocupados com o balde e não com o furo no telhado.
Me pergunto, até onde essa atitude é legal ou ética.
OBS.: A não colocação de links para a Wikipédia, foi proposital, se eles não querem dar links para quem gera o conteúdo que faz a Wikipédia o que é, não darei links para eles, também.