Meio Bit » Arquivo » Games » Crysis: 2007 é o ano do DirectX 10 - Gráficos nunca foram tão realistas

Crysis: 2007 é o ano do DirectX 10 - Gráficos nunca foram tão realistas

17 anos atrás

Que os gráficos do Playstation 3 e XBox 360 são excelentes ninguém duvida. Mas o DirectX 10 e placas como a geForce 8800 irão mostrar todo o seu potencial quando os novos títulos, usando engines gráficas otimizadas, forem lançados.

Esse ano teremos vários títulos usando DirectX 10, uma versão que trás muitas novidades e de certa forma quebra a seqüência evolutiva da API multimídia. As exigências mudaram de tal forma, que se a Microsoft tivesse mudado o nome para DirectY 1, faria sentido.

Olhando as imagens de um dos jogos mais esperados do ano, podemos ter idéia de como serão os gráficos daqui para frente: parecem retirados de fotos estáticas de 3DStudio Max.

Ao invés de texturas chapadas, florestas agora são totalmente renderizadas e fazem parte da interação com o ambiente. Repare nos efeitos de luz e sombra.


A camuflagem do uniforme realmente confunde-de com a floresta. Detalhe para a translucidez das folhas e efeito de radiosidade, que é a combinação de cores refletidas em vários elementos, formando novas cores. Isso adiciona um grande senso de realismo, pois é assim que enxergamos.

Essa imagem me chamou a atenção pelas texturas. Ainda lembro quando os jogos 3D se pareciam com o Mechwarrior 2, sem aceleração alguma...

Esse jogo tinha versões feitas para DOS e para Windows. A versão otimizada para 3DFX Voodoo melhorou o jogo de tal forma que um amigo disse: "Parece outro jogo". Aliás, ele era considerado muito exigente na época, 1995:

- 486DX66 com 8MB RAM
- 45MB de HD
- Placa de som SoundBlaster
- DOS 5.0 ou melhor; Windows95

Fonte: Crytek, Activision

relacionados


Comentários