Meio Bit » Games » ROMHacking.net — O fim de uma era

ROMHacking.net — O fim de uma era

Após quase 20 anos no ar, site ROMHacking.net anuncia que encerrará suas atividades e apaixonados por jogos antigos lamentam o fim de algo tão importante

05/08/2024 às 11:19

Uma das características mais fantástica do PC como plataforma de jogos é a facilidade de criação e disseminação de modificações. Porém, isso não quer dizer que elas também não existam para os consoles, principalmente para aqueles mais antigos e uma das melhores maneiras de obter essas criações de fãs é através do site ROMHacking.net. Ou melhor, era.

ROMHacking.net

Zombies Ate My Roguelike (Crédito: Reprodução/BillyTime! Games/ROMHaccking.net)

Após funcionar por quase 20 anos, o site anunciou recentemente que está encerrando suas atividades, passando a publicar apenas notícias. Com isso, o envio de mods deixou de ser aceito e aquilo que funcionava como uma das principais fontes de recursos para jogos melhorados, traduzidos ou simplesmente alterados se tornará apenas uma lembrança.

Segundo o fundador do ROMHacking.net, conhecido como Nightcrawler, uma série de fatores o levaram a tomar tão drástica decisão. Entre elas estão uma quantidade de trabalho muito grande para manter o site funcionando, o desperdício de recursos e a pressão feita por alguns detentores dos direitos autoriais dos jogos modificados.

“As coisas mudaram desde os primeiros dias. Sinto falta dos tempos em que eu era capaz de interagir com um grupo menor de pessoas solidárias para colaborar, em vez do mundo inteiro. Ter ido de um site desconhecido para um infinitamente crescente e globalmente conhecido tornou a sustentabilidade muito desafiadora.

O site se tornou muito ocupado com o seu uso 24 horas por dia, 7 dias por semana, com filas intermináveis e uma caixa de entrada infinita. É um mundo muito diferente do que era em 2005. As pressões de direitos autoriais aumentaram drasticamente com remoções e encargos legais. O site mudou de servir principalmente humanos colaboradores para bots e pessoas excessivamente zelosas abusando dos recursos. Eles afogaram todos os outros.

A necessidade do site diminuiu ao longo do tempo. Agora há muitas opções para as discussões da comunidade, projetos de código aberto e armazenamento de arquivos na internet.”

Ainda de acordo com o responsável pelo ROMHacking.net, ele “esteve procurando um sucessor dentro dos círculos de apoiadores do site,” chegando a conversar com “várias pessoas em potencial, mas as estrelas não se alinharam.”

Zelda II: Paracosm (Crédito: Reprodução/Feistygandhi/ROMHaccking.net)

Na sequência Nightcrawler fala sobre os problemas nascidos desta tentativa de manter o site funcionando, já que após passar os arquivos para aqueles que se dispuseram a ajudar, ele “descobriu um grupo muito desonesto e cheio de ódio.” Isso levou ao vazamento de detalhes pessoais do criador do ROMHacking.net, assim como a uma “trama secreta” para o excluir e o “lançamento de uma bomba” tendo-o como alvo.

O autor afirma que após sua familia ver o que estava acontecendo, eles conversaram e decidiram que o melhor era encerrar imediatamente todas as operações relacionadas ao site. Isso inclui o desligamento da conta no Twitter e o grupo que mantinha no Discord, já que “linhas foram ultrapassadas.” A exceção é o fórum, que seguirá funcionando.

Contudo, o desaparecimento de todo o conteúdo enviado para o site durante esses anos seria algo catastrófico, então o dono decidiu subir o banco de dados para o Internet Archive, excluindo apenas as informações relacionadas as contas dos usuários. São quase 12 GB de arquivos que de alguma maneira servem para manter vivo o legado criado por um espaço que de certa forma conta (e melhora) uma parte da história dos videogames.

Streets of Rage - Bad End 1P (Crédito: Reprodução/BillyTime! Games/ROMHaccking.net)

Diante de um depoimento tão forte, é difícil não ter empatia com a situação encarada por Nightcrawler, mas talvez ele não tenha divulgado todos os detalhes. Pelo menos é oq ue ficamos sabendo após a publicação de um fio publicado no X/Twitter, pelo dono do site Time Capsule Games, Gideon Zhi.

Segundo o que deu a entender a pessoa que afirma ter participado dos bastidores do site, o dono do ROMHacking.net sempre foi alguém muito centralizador, que por diversas vezes recusou qualquer tipo de ajuda para manter o site funcionando. Como exemplo ele citou as vezes em que o espaço permaneceu vários dias fora do ar, quando ninguém conseguiu falar com o responsável, simplesmente por não ter seu contato.

Quando em dezembro de 2023 Nightcrawler avisou que encerraria o site e sem a disponibilização de um arquivo, para que tantas contribuições feitas pela comunidade não fossem perdidas, ele teria aceitado passar o bastão, mas apenas se isso fosse feito para um único sucessor, que precisava ser apaixonado pelo hobby e ter feito alguma doação, algo que não havia acontecido.

De acordo com Gideon Zhi, administrar sozinho algo do tamanho do ROMHacking.net seria inviável, o que fez com que ninguém se candidatasse a encarar uma tarefa hercúlea. Assim, eventualmente o responsável pelo site aceitou reduzir as exigências e entregar o controle, mesmo sem aparentemente ter entendido que o melhor seria migrar o conteúdo para o S3 AWS (Simple Storage Service da Amazon Web Services).

ROMHacking.net

Tactics Ogre: The Knight of Lodis (Crédito: Reprodução/denim/ROMHaccking.net)

Para Zhi, aquela seria a solução para reduzir custos e a única maneira de manter o site funcionando, mas ainda assim seria preciso pagar cerca de US$ 200 todos os meses, valor que a equipe que conversava pelo Discord se dispôs a bancar. Após mais pesquisa, eles conseguiram reduzir a fatura, mas Nightcrawler teria se recusado a fazer uma nova mudança.

Com a equipe frustrada e sem que o dono do site aparecesse no grupo para discutir os próximos passos, eles reclamaram entre si, mas Gideon Zhi garante que não houve ameaças ou o vazamento de informações de qualquer pessoa. Por fim, mesmo lamentando o término do ROMHacking.net, Zhi afirmou que Nightcrawler não é uma vítima.

Independentemente de qual lado dessa disputa está com a razão, é muito triste ver algo tão útil terminar. Ninguém duvida que a divulgação de jogos antigos modificados continuará em outro lugar e algumas alternativas, já estão por aí, como, por exemplo, o ROMhacks.org. Mesmo assim, foi no site de Nightcrawler que muitos tiveram contato com essa prática e por isso não me surpreende ver tantas pessoas lamentando.

Graças a uma central que reunia esses trabalhos, tivemos acesso a traduções que tornaram vários jogos muitos mais acessíveis, além de inúmeras correções ou melhorias que fizeram com que títulos se mostrassem mais divertidos ou agradáveis. Para quem gosta de jogos antigos e sempre viu o ROM hacking como uma maneira de aumentar a vida útil dos clássicos, essa não é uma notícia que gostaríamos de receber.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários