Meio Bit » Games » Nintendinho, o rei do retrogaming no YouTube!

Nintendinho, o rei do retrogaming no YouTube!

YouTube publica levantamento sobre o conteúdo dedicado a retrogaming na plataforma e mostra que, dos consoles antigos, o NES é aquele mais reverenciado

27 semanas atrás

Durante boa parte da década de 80 o Nintendo Entertainment System — também conhecido como NES, ou como carinhosamente passou a ser chamado por aqui, Nintendinho — foi tratado como um sinônimo de videogame. Naquela época, quase todas as crianças queriam um e mais de três décadas depois, aquele console voltou a ser referência, mas quando se trata de retrogaming.

retrogaming

Crédito: Reprodução/Rachid Lotf/ArtStation

Podendo ser descrito como o ato de jogar ou colecionar jogos, consoles ou computadores considerados obsoletos, o retrogaming é uma tendência que tem crescido muito nos últimos 20 anos e uma prova disso está no YouTube.

Para comemorar o Dia Nacional dos Videogames, que aconteceu nos Estados Unidos na última terça-feira (12), o blog oficial da plataforma fez um apanhado sobre o tema e os números apresentados por eles impressionam.

Para começar, eles constataram que durante o primeiro semestre de 2023, a quantidade de uploads de vídeos relacionados a retrogaming foi mil vez superior ao mesmo período de 2007. E essas produções — algumas mais profissionais, outras nem tanto — abordam os mais diferentes assuntos: speedruns, lições históricas, puras sessões de gameplay, sejam elas comentadas ou não... Tem para todos os gostos.

O interessante é que conforme o tempo está passando, esse retorno ao passado não tem se limitada àquilo que muitos da minha geração consumiam quando crianças. “Embora a maioria dos vídeos de retrogaming enviados para o YouTube estejam relacionados a consoles dos anos 1980 e 1990, temos notado um lento crescimento de consoles mais modernos, da era 2000-2010, mostrando que o retrogaming está sempre evoluindo e se expandindo conforme esses consoles lentamente se tornam considerados ‘retrô’,” explicou o Gerente de Marketing de Produto do YouTube Gaming, Alex Gomez.

Colocando isso em números, quando dividida por décadas, a quantidade de uploads é a seguinte:

  • Década de 1970 – 110 mil vídeos.
  • Década de 1980 – 675 mil vídeos.
  • Década de 1990 – 550 mil vídeos.
  • Década de 2000 – 145 mil vídeos.
  • Década de 2010 – 100 mil vídeos.
retrogaming

Crédito: Reprodução/Rachid Lotf/ArtStation

Segundo o YouTube Gaming, o hardware é uma parte muito importante quando se trata de retrogaming. Isso pode ser visto no fato que, dos 100 vídeos mais assistidos sobre o assunto na plataforma, a maioria trata de consoles e destes, o nosso querido Nintendinho se destaca.

Infelizmente o pessoal do YouTube Culture & Trends não foi transparente em relação ao número de envios relacionados ao NES e como a plataforma não exibe essa informação quando realizamos uma pesquisa, só podemos acreditar na publicação.

De qualquer forma, essa adoração por um console lançado há 40 anos mostra a força que ele conquistou na época em que esteve no auge. Com cerca de 62 milhões de unidades vendidas (e sem contar os clones que fizeram tanto sucesso por aqui), foi nele que vimos o nascimento de inúmeras franquias que permanecem relevantes até hoje e mais importante, foi com aquele aparelho que a Nintendo mostrou ao mundo que a indústria não só estava viva, como ainda teria muito a crescer.

Para as novas gerações de jogadores, hoje pode parecer estranho dedicar horas e mais horas a títulos com gráficos tão primitivos, mas para aqueles que procuram experiências divertidas e muitas vezes bastante desafiadoras, o Nintendinho poderá entreter por um bom tempo.

Mas o YouTube também pode ser excelente para quem busca apenas conhecer um pouco mais sobre aquelas produções. Com um pouco de paciência e uma pitada de sorte, é possível encontrar diversos documentários muito interessantes sobre a criação dos clássicos, as linhas do tempo de séries famosas ou a dedicação daqueles que se dispõem a tentar manter viva essa parte da história dos games.

Um exemplo disso é o canal Cinemassacre, casa do Angry Video Game Nerd e que nasceu em 2006. Foi no final foi daquele mesmo ano que eles publicaram um vídeo sobre o jogo A Nightmare On Elm Street, produção que se tornou a primeira relacionada a retrogaming a alcançar a marca de um milhão de visualizações.

Contando atualmente com mais de 3,7 milhões de inscritos, o sucesso do Cinemassacre perdura, com o canal sendo aquele relacionado a jogos antigos que mais teve visualizações até esse momento de 2023.

Crédito: Reprodução/Peter S. Tadros/ArtStation

Porém, não pense que essa adoração pelos jogos clássicos é uma exclusividade dos norte-americanos. Mesmo por aqui eles atraem um enorme público, com os brasileiros estando na quarta colocação quando se trata dos países que mais assistem conteúdos relacionados a retrogaming. A lista completa é a seguinte:

  1. Estados Unidos – 370 milhões de visualizações.
  2. Japão – 290 milhões de visualizações.
  3. Rússia – 67 milhões de visualizações.
  4. Brasil – 65 milhões de visualizações.
  5. Reino Unido – 59 milhões de visualizações.
    *Esses números são referentes ao período entre 1º de janeiro a 6 de setembro de 2023.

Como alguém que cresceu vendo a evolução dessa indústria e que continua apaixonado pelos jogos antigos, fico muito feliz por saber que tanta gente se interessa em produzir e/ou consumir conteúdo relacionado ao passado dos videogames.

Mesmo não sendo uma experiência igual a jogar, ter o registro desses títulos em forma de vídeo não deixa de ser uma forma de preservação da história e por isso acredito que essa tendência de crescimento é um bom sinal.

O que lamento são os preços absurdos que jogos e console antigos adquiriram nos últimos anos. Durante um tempo eu até tentei montar uma coleção de clássicos e embora tenha conseguido alguns bons itens, esse é um hobby que está se tornando cada vez mais inviável. Ironicamente, o interesse do público demonstrado pelos números do YouTube serve para explicar umas das origens dessa inflação.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários